Ensaio: VW Passat Variant GTE

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O Volkswagen GTE é outra das ofertas que existe no mercado para carrinhas deste segmento com propulsão híbrida.

Neste caso, recorre ao bloco a gasolina 1.4 turbo de injeção direta utilizado no Golf GTE, com potência de 156 cv (mais 6 cv) e binário de 250 Nm (mais 20 Nm).

O bloco elétrico de 115 cv alimentado por baterias de iões de lítio eleva a potência combinada até aos 218 cv e a um binário de 400 Nm.

Em condução, o conjunto funciona de forma pacífica, com a inteligência do sistema a determinar onde é que se usa o motor de combustão e o elétrico.

A tendência é sempre para alinhar a velocidade e o esforço do motor para que este esteja em fase de carregamento ou, idealmente, como elétrico.

A Volkswagen garante uma autonomia em emissões zero de 50 km e a nossa experiência aproximou-se desse valor.

Em condições normais, o Passat GTE arranca sempre em modo elétrico sem emissões.

O “E-Mode” pode ser ativado manualmente através de um botão, por exemplo, quando o destino final de uma longa viagem é uma zona urbana.

Outro modo é o GTE, que combina os dois motores e oferece uma condução mais desportiva.

Mas o mais indicado, numa perspectiva de aproveitamento de tudo o que o sistema dá é ter em versão hibrida, que vai gerindo o modo de propulsão à medida do que é necessário.

Mesmo esgotando a bateria, e sendo obrigados a recorrer apenas ao 1.4 a gasolina, os consumos são mais que aceitáveis (fizemos 4,9 l/100km em circuito misto).

Faróis em LED, sistema de navegação “Discover Pro”, “Front Assist” e “City Emergency Braking” fazem parte do equipamento de série.

Sinal positivo para este Passat é o aproveitamento da bagageira que consegue ser quase total em relação ao seu irmão que não tem que encontrar espaço para a bateria.

A nível de equipamento, é tudo o que o Passat costuma oferecer.

Identificável por uma linha azul na grelha frontal, o Volkswagen Passat GTE é a versão amiga do ambiente de um dos modelos mais vendidos no segmento para as empresas.

Ficha Técnica:

52.523 Euros*

Rendas:

806,34 €/mês (36m)*

775,95 €/mês (48m)*

Consumos e emissões:

1,8 l / 100Km

40 gCO2/km*

Características motor a gasolina:

4 cilindros / 1.395 cc

156 / 4.400 cv/rpm

250 / 1.500 Nm/rpm

Características motor  elétrico:

85 KW

(*) Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms