Para uma empresa, as despesas de combustível representam uma fatia importante dos custos totais de utilização da frota automóvel, em média 25 a 30%, dependendo da quantidade, tipologia e idade das viaturas.

Por isso, todas as formas de redução desta despesa são importantes, do preço por litro a uma gestão mais flexível e segura dos pagamentos até ao controlo mais rigoroso deste significativo encargo.

É nesta medida que entram os chamados “Cartão de Combustível” ou “Cartão de Frota”, alguns dos quais, dependendo do número de viaturas do cliente e da modalidade contratada, acrescentam um grupo de ferramentas relevantes para uma gestão mais precisa dos débitos de cada veículo/utilizador, além de garantirem um desconto imediato sobre o valor praticado ao público.

Sem custos de adesão, anuidade ou obrigação de fidelização, estas são as principais vantagens enunciadas por responsáveis de empresa que fazem uso deste instrumento:

  • Pagamento diferido e seguro: Um proveito em matéria de tesouraria, facturação e mobilidade dos colaboradores, porque evita recurso ao fundo de maneio e apresentação
    contínua de documentos de despesa;
  • Rapidez contabilística: Centralização das despesas. Um cartão atribuído a uma viatura torna mais fácil o apuramento dos custos operacionais e a imputação de despesas por serviço;
  • Gestão de consumos: Através de portal, integrado em software de gestão de frota ou através de uma app, os gestores (ou os utilizadores, dependendo do nível de acesso) podem acompanhar a evolução dos gastos e das médias individuais de consumo;
  • Controlo de desvios por consumos indevidos;
  • Previsibilidade dos custos: Alguns operadores garantem a estabilidade de preço a nível mensal e/ou geográfico.

Que cartão escolher?

Porque dispensam a fidelização e não trazem custos associados, é habitual dispor de mais do um cartão de operadores diferentes.

No entanto, como é natural, quanto maior for o consumo junto de um determinado fornecedor, maiores podem ser as vantagens associadas.

Ainda assim, além dos proveitos imediatos a nível financeiro, é importante garantir:

  • A disponibilidade de uma rede de abastecimento geograficamente ampla. Ter de desviar rotas para abastecer pode fazer diminuir o benefício de qualquer desconto ou garantia de preço;
  • Serviço de atendimento corporativo competente e boas ferramentas de gestão online,
    acessíveis a qualquer hora, nomeadamente para situações imprevistas que impliquem o cancelamento de um cartão;
  • Operadores que já estejam, venham a estar ou com capacidade de garantir a extensão da sua oferta no domínio da mobilidade eléctrica;
  • Flexibilidade do pagamento. Além do combustível, podem incluir, por exemplo: lavagens, estacionamento, portagens, outros consumíveis automóveis ou até serviço de cafetaria;
  • Serviço de assistência em viagem, por furto ou utilização indevida, por exemplo;
  • Extensão de vantagens, a nível particular, aos colaboradores, por se tratar de um estímulo acrescido a nível interno