Os comerciais derivados de modelos de turismo perderam grande parte da competitividade fiscal que tinham graças ao desconto que beneficiavam em sede de ISV, mas continuam a ser uma alternativa bastante válida em matéria de dedução do IVA.

Geralmente construídos em Portugal a partir dos modelos de carroçarias de três portas com cinco lugares – actualmente, o Yaris é um dos poucos que a dispor ainda desta oferta –, a opção recaía, inevitavelmente, sobre as motorizações a gasóleo.

Mas… e porque não a gasolina?

Na realidade, é uma questão de fazer as contas às vantagens. Senão vejamos.

Com as novas regras de emissões que impuseram o desaparecimento de alguns pequenos bloco diesel ou a perca da sua competitividade, as evoluções recentes dos motores a gasolina dão algum sentido o surgimento de propostas como este Yaris Bizz 1.0 VVT-I.

Uma transformação bastante bem feita, porque praticamente o isenta dos enervantes ruídos que geralmente provêm das divisórias, acrescenta o conveniente revestimento inferior e protecção superior da zona de carga, com 345 kg de capacidade.

A divisória acrescenta uma útil gaveta para documentos atrás dos bancos (há aqui algum espaço extra mas depende da estatura do utilizador), e o facto de a versão vir equipada com tapetes de borracha, faz sentido face à sua função de trabalho.

Além de garantir uma condução menos cansativa e mais silenciosa do que um furgão compacto, sobretudo em áreas urbanas, ela é também mais prática, ágil e segura devido à estrutura mais compacta e melhor visibilidade em manobra.

Mas essa não é a única vantagem no que toca à redução de custos; modelos como o Yaris Bizz dão sentido às contas dentro de determinadas quilometragens e – muito, muito  importante – para operar em repetitivos trajectos curtos, uma vez que não dependem da estrada para efectuar a necessária regeneração dos sistemas de controlo de emissões.

O CIVA não descrimina motores na dedução do IVA da aquisição. Se é um facto que não beneficia da dedução de 50% do mesmo imposto no gasóleo, poderá fazê-lo para todos os restantes serviços (manutenção, pneus, etc.).

O mesmo princípio aplica-se em relação às rendas em AOV.

O Yaris Bizz, como os restantes modelos da gama Toyota, beneficia de uma garantia de sete anos/160 mil quilómetros

Ficha de Produto: Preço, rendas, consumo e motor

  • Preço:

18.282 Euros*

  • Rendas:

527,65 €/mês (36m)*

481,26 €/mês (48m)*

 

 

  • Consumo médio e emissões:

5,9 l / 100Km /

134 gCO2/km*

  • Dados do Motor:

3 / 998 cc (gasolina)

72 / 6.000 cv/rpm

93 / 4.400 – 6.000 Nm/rpm

(*) Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms