O novo Audi Q3 vem trazer muitas novidades, entre as quais design mais desportivo, sistemas de assistência e de infotainment, volumetria e motorizações.

Na apresentação do Q3, a Audi foi a própria a admitir que as vendas do anterior modelo não estavam a correr como deviam.

A mudança mais visível é no design. O novo Q3 traz linhas mais ligadas à linguagem dos modelos atuais da Audi, com linhas mais vincadas e dimensões superiores.

A maior diferença está no comprimento (+ 96 mm), mas a largura também acaba por crescer 18 mm. Na altura, acaba por perder 5 mm, o que faz com que o novo Q3 tenha um aspeto mais desportivo e venha a ganhar mais espaço a bordo. Neste campo, o ocupante do lugar dianteiro ganha 35 mm entre os joelhos e o tablier e mais 34 mm de largura no banco. Atrás, conseguem-se mais 42 mm de largura no total dos lugares e 7 mm de altura.

A bagageira fica com mais 70 litros, agora com 530 no dia-a-dia, mas 1.250 litros totalmente rebatidos. Este compartimento ganha ainda mais devido a um sistema de regulação longitudinal, que pode trazer os bancos traseiros 150mm para diante. Nesse caso, o compartimento de bagagem fica com 620 litros de capacidade. E, com o rebatimento em 40/20/40 é possível chegar aos 675 litros.

Quanto a conectividade, o novo Q3 traz sistemas colocados em modelos superiores. Tudo gira à volta do écran MMI touch de vidro preto de alto brilho, mas também existe um painel de instrumentos digital com um écran de 10,25” e os comandos do ar mais em baixo.

As motorizações disponíveis são uma a gasolina – o 1.5 TFSI de 150 cv – com consumo previsto de 6,7-7,5 l/100km e emissões de CO2 de 156-176 g/km com a norma WLTP.

O diesel é o conhecidíssimo 2.0 TDI de tração dianteira e transmissão S tronic com 7 velocidade. O consumo combinado é de 7,0-7,5 l/100 km e as emissões de CO2 são de 183-197 g/km.

Os preços começam em 42 mil euros para a versão gasolina, chegando aos 60 mil euros para o 40 2.0 TDI S tronic quattro.

Os preços começam em 42 mil euros para a versão gasolina, chegando aos 60 mil euros para o 40 2.0 TDI S tronic quattro.

  Versão Preço (euros) Consumo (l/100km) Emissões (gCO2/km)
Gasolina 35 1.5 TFSI 150 42.000 (+2070 c/ S tronic) 6,7-7,5 156-176
Gasóleo 35 2.0 TDI S tronic 49.000 5,8-6,4 153-168
Gasóleo40 2.0 TDI S tronic quattro 60.000 7,0-7,5 183-197