O mercado de veículos comerciais ligeiros na União Europeia mantém sinais de vitalidade desde o início de 2019, ao contrário do comércio de automóveis ligeiros de passageiros, que voltou a contrair em Abril.

Pelo quarto mês consecutivo as vendas de viaturas comerciais ligeiras cresceram, 8,4% em abril, e já estão 5,8% acima das registadas nos primeiros quatro meses de 2018.

E assim deverá continuar a acontecer, pelo menos até ao WLTP começar a fazer sentir os seus efeitos sobre este segmento, ou seja, a partir de Setembro de 2019.
Até lá, 721.303 unidades ligeiras de mercadorias são pouco mais de 14% do total de ligeiros de passageiros, porém são mais 2% do que representavam há exactamente um ano.

Os cinco maiores mercados europeus registam variações positivas em Abril de 2019 – incluindo o Reino Unido) e acumulam ganhos desde Janeiro:

  • Alemanha (13,2%, 12,4% no acumulado)
  • França (12,4%, 6,3% idem)
  • Itália (15,6%, 5,9% idem)
  • Reino Unido (4,7%, 8% idem)
  • Espanha (7,8%, 4,9% idem)

Também o mercado português teve um comportamento muito positivo em Abril de 2019 (+6,9%), acumulando ganhos no segmento de ligeiros de mercadorias dos primeiros quatro meses do ano (+ 2,4%), em comparação com o período homólogo.

Esta é a tabela de venda de veículos comerciais ligeiros na UE em Abril de 2019