O Leon é uma das apostas da SEAT para 2020. Sendo um dos estandartes da marca, entra no mercado no segundo trimestre de 2020 com responsabilidade acrescida, dados os mais de 1.1 mil milhões de euros de investimento da marca espanhola nesta nova geração, nomeadamente no desenvolvimento e melhoria dos métodos de produção.

A quarta geração do Leon – o modelo mais vendido da SEAT – chega depois de um ano em que a marca estabeleceu recordes de vendas, com mais de 570 mil unidades vendidas, com soluções eletrificadas (PHEV e Mild-Hybrid) e a Gás Natural Comprimido (à semelhança do que já acontece com os parentes Ibiza e Arona e também com a anterior geração do Leon).

Muito procurado no segmento empresarial, o Leon assume-se novamente como aposta principal da marca na gama dos compactos, e com mais de 20 anos de existência e com já cerca de 2.2 milhões de unidades vendidas, a SEAT espera bons resultados.

O que muda na quarta geração?

A plataforma MQB Evo, partilhada com o novo VW Golf, é uma das características de destaque do novo Leon – “forneceu a flexibilidade e a adaptabilidade exigidas pela equipa de design”, e trabalhou no aumento das dimensões de ambas as versões (cinco portas ou Sportstourer).

Na variante de cinco portas, o novo Leon tem 4,368 metros de comprimento (está mais comprido que a geração anterior em 86mm) porém tem menos largura (1,80 metros) e altura (1,45 metros) que o seu irmão mais velho. A distância entre eixos aumentou, também, em 50mm (2,68 metros).

seat Leon 2020

A bagageira desta versão tem uma capacidade de 380 litros.

A versão Sportstourer tem 4,64 metos de comprimento (mais comprido em 93mm que a geração anterior) e a mesma largura e altura da variante de cinco portas. A distância entre eixos mantém-se a mesma da versão de cinco portas.

seat Leon 2020

A bagageira desta versão tem uma capacidade de 617 litros (mais 30 litros do que a geração anterior).

Motores

Gasolina (TSI), todos de injeção direta e turbocompressor

  • 1.0 TSI de três cilindros, nas variantes de 90 e 110 cv
  • 1.5 litros de 130 cv
  • 2.0 TSI de 190 cv com transmissão de dupla embraiagem

Diesel (TDI)

  • 2.0 TDI, nas variantes de 115 e 150 cv

Gás Natural Comprimido (TGI)

  • 1.5 TGI de 130 cv

Mild Hybrid (eTSI), exclusivamente com transmissão DSG

  • 1.0 TSI de 110 cv
  • 1.5 litros de 150 cv

Plug-in Hybrid (eHybrid)

  • 1.4 TSI com propulsor elétrico, um pack de baterias de iões de lítio de 13 kWh e caixa de velocidades DSG, com 204 cv e uma autonomia 100% elétrica de 60 km em ciclo WLTP.

Assistência à Condução

Tal como os seus concorrentes, o Leon analisa o ambiente à sua volta com vista à proteção dos ocupantes independentemente do cenário que possa vir a surgir enquanto ao volante.

O DCC Dynamic Chassis Control permite que o veículo altere o amortecimento e comportamento dependendo das condições e das exigências do condutor, por exemplo.

Assim, a tecnologia de chassis adaptativo está a fazer leituras constantes das condições da estrada e tem em conta o grau de viaragem, o grau de aceleração e de travagem, ajustando a suspensão e o amortecimento de cada roda.

Conectividade

A SEAT diz que o novo Leon 2020 é o primeiro automóvel da marca “totalmente conectado”. O SEAT Digital Cockpit junta um ecrã de 10.25’’ ajustável ao sistema de infotainment. O sistema normal de Media inclui um ecrã de 8.25’’ compatível com o smartphone, enquanto o ecrã maior de 10’’ do sistema Navi permite uma navegação conectada a 3D, ecrã Retina e controlo natural de voz, além do reconhecimento de gestos, que foi concebido para reduzir a necessidade de botões físicos.

seat Leon 2020

Alguns dos sistemas que fazem do Leon 2020 o SEAT mais conectado de todos:

  • Full Link: permite aos utilizadores emprarelharem os seus dispositivos ao sistema de infotainment
  • Connectivity Box (opcional): permite a carga indutiva através dos protocolos Qi
  • Unidade de Conectividade Online com cartão SIM embutido: o novo Leon está constantemente ligado ao mundo digital. Permite a utilização do serviço eCall, que contacta diretamente os serviços de emergência em caso de acidente, que recebem a posição da viatura, o tipo de motor, a cor ou o número de passageiros
  • App SEAT Connect: controlo remoto de diversas funções