O FCA Group lançou a Easy Wallbox, um novo sistema de carregamento de veículos elétricos (VE) ou híbridos Plug-in desenvolvido pela ENGIE Eps exclusivamente para o grupo.

A Easy Wallbox é um sistema plug-and-play e fica imediatamente funcional após instalação numa rede elétrica doméstica.

Sem modificações, a Wallbox funciona por meio de uma tomada Schuko (até 2,2 kW) e, com uma linha de alimentação específica, pode operar até 7,4 kW.

A instalação da Easy Wallbox é feita por um eletricista, em duas tomadas de parede; Liga-se à rede elétrica e carrega as baterias do VE sem ultrapassar a potência contratada ou os limites obrigatórios, uma vez que utiliza apenas a potência da rede doméstica em tempo real.

A parceria entre o FCA Group e a ENGIE Eps faz parte da estratégia de e-Mobility que o grupo está a aplicar na região da Europa, Médio Oriente e África.

A estratégia de mobilidade do grupo passa pela chegada de veículos como os híbridos Fiat Panda e Fiat 500, dos 100% elétricos Fiat 500 ou Fiat Ducato, ou dos PHEV Compass e Renegade da Jeep (que chegam no primeiro semestre do ano).

A propósito do lançamento dos híbridos Plug-in, o grupo confirma que será definida uma estratégia para as empresas e para a sua utilização da Easy Wallbox.

Fleet Magazine antecipou noticia

Na última edição de 2018, a revista Fleet Magazine antecipou este tipo de oferta por parte da ENGIE.

Na reportagem à frota da empresa em Portugal, Marco Gil, gestor de frota do grupo e também  responsável do Departamento de Compras no nosso país. referiu a disponibilidade da ENGIE para fornecer soluções de carregamento de viaturas elétricas.

“Temos capacidade para apresentar às empresas soluções do género ‘carregamento como um serviço’, ou seja, temos a capacidade de o cliente apenas se preocupar com a colocação da viatura a carregar e ser a ENGIE a proceder ao investimento, instalação dos carregadores, sistemas auxiliares se necessário (painéis solares, baterias, entre outros) e monitorização de todo o sistema.

Uma das apostas do grupo passou pela aquisição do maior fabricante europeu de postos de carregamento de veículos elétricos, a EV-BOX, lembrava Marco Gil.

“É possível dotar até os colaboradores de uma empresa de  carregadores domésticos, enviando automaticamente pela internet os custos com a energia para um departamento de recursos humanos por exemplo, e desse modo, serem ressarcidos dessa despesa”, disse Marco Gil.