Já é possível chamar um Uber em qualquer zona do país, desde que haja motorista disponível.

No ano em que a Uber comemora seis anos de operação em Portugal, a aplicação passa a permitir a motoristas e parceiros TVDE o acesso ao serviço em todo o país.

De acordo com Manuel Pina, diretor geral da Uber em Portugal, a empresa quis colocar a tecnologia ao serviço de “todo o país” e “apoiar a mobilidade de populações que normalmente têm menos acesso a serviços essenciais”.

“Numa altura em que precisamos de flexibilidade e inovação para ultrapassar a crise, queremos que todos possam ter acesso aos nossos serviços, estejam onde estiverem”, diz o diretor da empresa.

Manuel Pina reconhece que a empresa não terá a mesma rapidez em todas as localizações (do país), mas acredita que, à medida que os motoristas vão vendo na aplicação uma oportunidade económica, a fiabilidade do serviço registará melhorias graduais.

Por que é que a mobilidade além do automóvel não avança nas empresas?

A Uber diz que o agora alargado alcance permite “oferecer novas soluções de mobilidade às pequenas cidades e áreas rurais sem necessidade de investimentos elevados em infraestruturas”.

Fora dos grandes centros urbanos, a aplicação vai permitir o registo de novos parceiros com veículos elétricos e não elétricos, dados os maiores constrangimentos existentes nestas zonas no que respeita ao acesso a pontos de carregamento elétrico.

Já a partir de 16 de julho, a Uber assume o compromisso de aceitar apenas veículos elétricos na plataforma nas maiores cidades do país. Aplicável a novos veículos nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, distritos de Braga e de Faro relativamente ao principal serviço UberX, bem como o serviço Comfort. No caso de substituição de um veículo já registado na plataforma – ou para serviços Uber Black ou UberXL – os parceiros vão poder continuar a adicionar veículos não elétricos.

A Uber apresentou recentemente o plano de segurança para utilizadores e motoristas do seu serviço em Portugal.

Em Portugal já foram feitos mais de três milhões de downloads da aplicação Uber.