Chique e individualista

Não sem razão esta versão do DS 3 designa-se “So Chic”. De facto, há muito de moda e de arte cénica na DS enquanto marca, mas este carro em particular teve a responsabilidade de estrear uma novidade no seio do grupo PSA

O DS 3 é um carro concebido para com­binar um certo estilo de vida a uma atitude e não tanto um carro racional para quem procura praticidade ou conforto. Quase como algo supérfluo que se ambiciona ter sem razão aparente que não seja por desejo ou prazer individual, quanto mais não seja para ser diferente.

E sim, este é um carro que tem tanto de individualista como de ostensivo. Sem precisar de ser grande em tamanho é difícil passar des­percebido e mais ainda se entranha, gostando ou detestando do que se vê, quando se descobre o seu interior. Um objeto de contrastes que, feita esta incrodução, não parece reunir outros atributos além da aparência das formas que apresenta.

Antes de prosseguir, reconheçamos que este não é um carro confortável mas é um carro confortável de conduzir. Contrassenso? Talvez. Mas a razão principal deve muito ao facto de, tendo E-Tense na designação, a condição de 100% elétrico lhe conferir a magia de tornar mais tranquila e agradável qualquer deslocação em cidade, não só pela facilidade com que se deixa manobrar, como por dispensar o pedal da embraiagem.

https://fleetmagazine.pt/2020/06/22/peugeot-e-2008/

Tal facto não é novidade num elétrico, é verdade. O que fará sempre parte da história do DS 3 é ter estreado a plataforma e a solução eletrificada utilizada também no Peugeot e-208 e e-2008, ou seja, uma bateria de 50 kWh com potência de carregamento de 100 kW, para alimentar um motor com o equivalente a 136 cv de potência.

A 7,2 kW (AC), a bateria demora sensivelmente oito horas a carregar. Num posto público de 11 kW bastarão cerca de cinco horas mas, com o adaptador de bordo ligado a uma tomada doméstica monofásica, a uma potência de saída de 3,7 kW, serão necessárias 17 horas para uma carga completa. Permite cargas rápidas (CC) de 100 kW em cerca de meia hora

Impressões

É um carro assumidamente diferente, para quem gosta de ser diferente, aprecia um certo requinte do interior e se queixa dos carros serem cada vez mais iguais entre si. O estilo oscila entre uma dinâmica mais desportiva e uma postura de crossover, ou SUV, mas o que este DS 3 Crossback E-Tense tem de verdadeiramente diferente em relação às versões com motor a gasolina, por exemplo, é aquilo que menos evidencia: a condição de 100% elétrico. É verdade que existem instrumentos e informações que fazem a leitura do rendimento e contribuem para uma maior eficiência do consumo da energia, como a possibilidade de selecionar diferentes modos de condução, do mais ecológico ao mais desportivo. Mas o que pretende, ao descomplicar e retirar muita informação do olhar, é incentivar o condutor a uma condução tão descomprometida quanto a de um carro com motor de combustão. Este parece ser um dos méritos dos elétricos mais recentes e uma linha assumida pelo grupo PSA, seguida nos “primos” e-208 e e-2008.

No que toca à autonomia, a bateria de 50 kWh do DS 3 Crossback E-Tense admite viagens de cerca de 300 km sem necessidade de ir à ficha. Num ritmo moderado, porque naturalmente tudo depende do estilo de condução e essa distância pode ser bem menor se o pé direito ficar pesado. Mas como tem capacidade de carga rápida e bateria refrigerada a líquido – e não tarda haverá em Portugal uma rede de carregadores com potência superior a 50 kW -, basta meia hora para lhe devolver 80% da energia, ou seja, para cerca de mais 200 km de caminho.

ds 3 crossback e-tense

Preço, rendas, consumo e motor

  • Custo de aquisição:

31.545 Euros + IVA*

  • Rendas:

823,78 € + IVA/mês, (36 meses)*

738,86 € + IVA/mês, (48 meses)*

  • Dados do motor e bateria:

Motor elétrico – 100 kW

Potência – 136 cv / 340 Nm

Eficiência – 17,8 kWh/100 km

Bateria – iões de lítio, 50 kWh de capacidade

Autonomia – 320 km (ciclo WLTP)

(*) Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 kms – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms