Ford EcoBoostO motor a gasolina 1.0 EcoBoost da Ford foi hoje nomeado “International Engine of the Year” 2013, averbando esta distinção pelo segundo ano consecutivo.

O 1.0 litros EcoBoost – o qual combina injecção directa de combustível, turbo e abertura de válvulas variável para reduzir o consume de combustível sem sacrificar a potência – recebeu a mais elevada pontuação da história destes prémios. 

O motor recebeu igualmente o prémio da categoria de “Melhor Motor Abaixo de 1 litro” na gala anual de prémios organizada pela revista ‘Engine Technology International’.

A Ford confirmou também os seus planos de duplicar a produção do motor na sua fábrica de Colónia (Alemanha) para mais de 1,000 motores por dia, a partir de meados de Agosto, de forma a poder responder à sua procura.

O motor 1.0 EcoBoost está disponível actualmente nos veículos pequenos como o Fiesta e B-MAX, nos compactos como o Focus, C-MAX e Grand C-MAX. A curto prazo irá estar presente em veículos de maior dimensão incluindo o novo Ford Mondeo. Será igualmente uma das opções nos veículos comerciais como a Transit Connect e Transit Courier e nas versões de passageiros Tourneo Connect e Tourneo Courier.