A FLEET MAGAZINE projetou um valor muito próximo deste número no início de Junho e, aquilo que na altura pareciam previsões demasiado otimistas para o mercado português, está a menos de dois meses de se concretizar.
Até ao final de Outubro já tinham sido vendidos 141.587 veículos ligeiros e pesados. Com 14.562 unidades, as vendas totais de Outubro foram as mais elevadas deste mês desde 2011.
No global, desde Janeiro, o mercado português de automóveis mostra uma taxa média de crescimento de 37,6% face a 2013, uma das mais elevadas do espaço europeu.
No que se refere exclusivamente aos ligeiros de passageiros e comerciais, o total anual deste mercado representa 139.174 unidades, mais 37,7% do que no mesmo período de 2013.
O topo da tabela de vendas continua a ser ocupado pela Renault, Peugeot e VW, com a Mercedes e a Citroen a fecharem o TOP 5 das marcas com maior procura em Portugal.
As duas últimas (e a Peugeot) a beneficiarem dos bons números de venda obtidos com as versões comerciais, uma vez que, se analisarmos apenas os ligeiros de passageiros, Peugeot e VW trocam de posição na tabela e a BMW entra nos “5 mais” ocupando o 4.º lugar da Mercedes.
Ainda que Novembro e Dezembro não sejam por tradição os meses mais fortes do ano no que toca a vendas de veículos novos em Portugal, a entrada em vigor, a 1 de Novembro, de um conjunto de obrigações europeias no que se refere à segurança e ao ambiente, está a obrigar as marcas a acelerarem as vendas das viaturas em stock ainda não totalmente aptas ao cumprimento desta legislação.