vendas janeiroO mercado de automóveis ligeiros de passageiros registou, este mês de Janeiro, uma queda de 47,4 por cento em relação a igual mês do ano anterior, tendo sido comercializados 6.949 veículos, segundo dados da ACAP.

“Importa salientar que este mês de Janeiro registou o valor mais baixo de veículos vendidos no mesmo mês desde o período pós contingentação (01/01/1988)”, diz o comunicado da associação. “É uma situação que reflecte o agravamento da fiscalidade automóvel a partir do início do ano e o cenário recessivo em que a economia nacional se encontra, com uma acentuada queda do consumo privado e do investimento”.

Quanto ao mercado de veículos comerciais ligeiros, este registou uma quebra menos acentuada do que a de ligeiros de passageiros e que se situou em menos 13,9 por cento. “É de notar que, devido ao agravamento do ISV nos comerciais ligeiros a partir de 01/01/2012, no último dia do mês de Dezembro foi pago o ISV de muitos veículos que, no entanto, só puderam ser matriculados em Janeiro o que atenuou uma queda que se previa mais acentuada”, explica a associação. Em Janeiro foram comercializados em Portugal 2.116 veículos comerciais ligeiros.