Chronopost frota

A Chronopost tem estado a utilizar veículos de propulsão alternativa na sua frota para fazer entregas em circuitos urbanos. Primeiro foi com um Goupil G5, um modelo que tanto pode funcionar como 100% elétrico ou como híbrido. Depois foi com um Kangoo Express Z.E., 100% elétrico.

O transporte de mercadorias na cidade – até há pouco tempo raramente tido em conta nas problemáticas de deslocação urbana ou nas políticas de desenvolvimento económico das cidades – representa, na Chronopost, uma parte não negligenciável do tráfego motorizado urbano. Por esta razão, é necessário estudar novas soluções que possam conciliar os interesses dos agentes económicos com as preocupações ambientais.

Sem nunca esquecer a importância do desenvolvimento sustentável e controlo de custos, em 2012 a Chronopost pretende apostar na criação de soluções mais amigas do ambiente e que contribuam para a redução do consumo de combustível, à semelhança do que tem vindo a fazer nos anos anteriores.

“Com os preços dos combustíveis a aumentarem sucessivamente, estamos a analisar várias alternativas que contribuam para a criação de soluções mais amigas do ambiente e, ao mesmo tempo, para a redução do consumo de combustível”, disse Olivier Establet, administrador-delegado da Chronopost em Portugal.

A utilização de veículos elétricos e a eco-condução são algumas das medidas adotadas.

(2ª parte: Os testes aos carros)