N5V5132

A Ford apresentou recentemente as novas Transit Custom e Tourneo Custom, os primeiros de uma completa reformulação que a marca pretende fazer da sua linha de comerciais até 2013.

A Transit está agora com mais equipamento a abordo e dispositivos que a trazem para mais perto das sensações que o condutor tem ao guiar um ligeiro de passageiros. Um interior completamente renovado e comportamento dinâmico melhorado faze parte das evoluções apresentadas recentemente em Colónia, na Alemanha. A ideia é chegar a um segmento de profissionais que ainda não alinhavam com o comercial ligeiro.

DSC 0366

“Os clientes querem que o seu carro de trabalho projete uma imagem profissional e moderna e o novo Transit não desilude”, disse Paul Campbell, engenheiro-chefe da marca.

No lançamento, a Transit Custom poderá ser adquirida em distância de eixos curta (4,97 metros) e longa (5,34 metros). As versões disponíveis serão Van, Kombi e dupla cabina. A capacidade de carga pode chegar aos 6,8 m3 na versão de teto alto e pode carregar até três europaletes. Em comprimento, será possível carregar volumes de três metros, podendo chegar aos 3,4 metros na versão mais comprida.

N5V4548glove

Mas será no interior que as diferenças em relação à última geração se vão sentir mais. Soluções de arrumação para garrafas, telemóveis e papéis foram redesenhadas, bem como a posição de condução se torna mais regulável. A coluna de direção passa a ser ajustável em altura e profundidade.

A marca tentou reduzir os custos de utilização deste modelo. Para já, os motores de 2.2 litros fazem parte de uma nova geração que consegue 6,6 l/100 km de consumo e 174 g/km CO2 de emissões. Os intervalos de manutenção são de dois anos ou 50.000 quilómetros.

Ford Tourneo_Custom__13

A Ford aproveitou também para mostrar a Tourneo Custom. Trata-se de uma carrinha de transporte de passageiros, com muitas melhorias no interior. Tal como a Transit, a Tourneo tem também duas versões de comprimento entre os eixos. De oito ou nove lugares, com um novo sistema de climatização e sistemas de segurança melhorados, será para o transporte de passageiros o que a Transit é para carga.