IBEROFLEETING

A Iberofleeting, uma empresa de consultadoria para gestão de frotas originária de Espanha, está a preparar-se para entrar no mercado nacional.

A empresa vem pelas mãos de Alexandre Lima, que foi director-geral do Banif Rent até ao início de 2012. Com várias vertentes para ajudar os gestores de frota a diminuírem os custos com as suas viaturas, a Iberofleeting espera chegar, ao fim de cinco anos, aos 5.000 veículos sob gestão, com origem em 250 clientes portugueses.

“É este o volume que nos permite dar a qualidade de serviço que pretendemos”, diz Alexandre Lima. “O renting de hoje é como um pronto-a-vestir. Aquilo que pretendemos é atuar como os alfaiates e defendendo os interesses dos clientes”.

O arranque das operações deverá acontecer nas próximas semanas. Neste momento, a Iberofleeting está a adaptar os procedimentos que existem em Espanha para o mercado português. Numa primeira fase, o enfoque vai ser nas empresas que tenham entre 5 a 25 viaturas. 

A empresa vai começar por actuar na área de Lisboa e subir progressivamente para o norte do país. Em finais de 2015, espera abrir uma representação no Porto.

Para já, vão ser três colaboradores na empresa. Mas no futuro, a empresa vai ter uma rede de consultores que acompanharão os clientes “on site”. Cada consultor terá a apoiá-lo um gestor (back-office) que fará a gestão dos contratos. “Até à assinatura do contrato, a relação com o cliente é desenvolvida por um consultor”, diz Alexandre Lima. “Depois desse momento, será o gestor a fazer o acompanhamento da frota. E todas as análises serão feitas por este binómio”.

Fornecedores já assegurados

Os acordos com fornecedores já estão praticamente todos celebrados. A consultora terá protocolos com fornecedores de pneus, manutenção, financiamento e mesmo de combustível, com desconto.

Além dos processos de gestão já com provas dadas em Espanha, de onde a Iberofleeting é originária, a empresa vai também contar com um software de gestão de frotas para impulsionar as relações com os seus clientes. No entanto, este programa pode ser disponibilizado em separado.  

A chegada desta consultora coincide com a necessidade de ter, em Portugal, um parceiro que fizesse o acompanhamento dos clientes que já existiam em Espanha e que possuem frotas de veículos automóveis no mercado português.

O contacto entre Alexandre Lima e os sócios espanhóis da empresa foi-se aprofundando e nasce assim a Iberofleeting Portugal. “A entrada [da Iberofleeting] nasce da constatação de que havia mercado para assessorar a gestão de frotas das empresas, independentemente do formato de aquisição escolhido”, explica Alexandre Lima.

A Iberofleeting vem com a confiança de que é possível optar por outros modelos de financiamento, sem perder os serviços que normalmente estão a agregados ao renting.

 “Tendo em conta a situação económica do país, achamos que as empresas têm necessidade de se financiar por outros meios, mas continuam a necessitar dos serviços”, diz Alexandre Lima. “Nós aparecemos precisamente aí, como um apoio à gestão de frotas dessas empresas”. Contudo, a Iberofleeting vai até poder propor o tipo de financiamento mais adequado para cada caso.