Citizenn

As empresas serão o segmento de mercado que mais contribuirá para o crescimento da www.Citizenn.com Car-Sharing, um projeto inserido no universo do Grupo Transdev, no qual se disponibiliza um serviço de partilha de viaturas na zona do Grande Porto.

A expectativa é de Alexandre Coelho, o responsável comercial da www.Citizenn.com, que contou à FLEET MAGAZINE quais são as evoluções que perspetiva para o futuro deste projeto.

Com 15 automóveis e abrangendo uma área que vai desde a cidade do Porto até Matosinhos, onde está situada a sede nacional do Grupo Transdev, a www.Citizenn.com tem nas empresas uma fatia considerável dos seus clientes.

“É sobretudo junto do mercado empresarial que pensamos existir maior potencial de crescimento”, diz Alexandre Coelho.

Dos 200 clientes ativos neste momento, cerca de 40% são empresas.

O responsável diz que com o car-sharing têm um serviço de disponibilidade automóvel sem que tenham que incorrer na imobilização de capital ou no estabelecimento de compromissos demasiado prolongados.

Por outro lado, diz ainda que “há muito trabalho a fazer nas empresas no que diz respeito à utilização do automóvel”.

Num passado recentenão se dedicava a necessária atenção ao uso racional do carro em contexto empresarial, ocorrendo situações nas quais a abundância de recursos automóveis originava uma utilização pouco criteriosa”.

Mas atualmente responsável constata que as empresas olham para o automóvel de uma forma cada vez mais rigorosa, não só pelas questões estritamente financeiras, mas também pela responsabilidade ambiental que pretendem assumir perante a sociedade”.

A flexibilidade do car-sharing é particularmente relevante em contexto empresarial, desde logo “porque não existe a ligação emocional ao automóvel que acontece com os particulares”, mas também “porque as empresas não tem atividade aos fins-de-semana, feriados, férias, etc… mas continuam a existir todos os encargos fixos associados”.

Citizenn IINos diversos contactos que tem mantido ao longo dos últimos anos, Alexandre Coelho confessa quenem sempre se tem uma noção muito concreta de qual o custo real associado à posse de cada automóvel”, sendo ainda mais raro “haver informação sobre qual a utilização efetiva de cada um deles”.

Quando tal acontece, a www.Citizenn.com começa por efetuar um levantamento e análise das necessidades de mobilidade, verificando-se depois em que medida o Car-Sharing é a solução adequada para cada realidade. Pode também haver situações em que o car-sharing funciona melhor como um complemento às soluções que já estão em vigor na empresa.

“Há muitas viaturas que atualmente já são objeto de uso partilhado, que muito beneficiariam se lhes fosse instalado o sistema de car-sharing”, diz Alexandre Coelho.

Os gestores de frota estão, hoje em dia, cada vez mais receptivos a integrar as soluções Car-Sharing na em carros sob sua alçada, já que “este sistema permite extrair um conjunto bastante interessante de informações sobre cada viagem realizada”.

Enquanto ferramenta de apoio à gestão de frota, a abordagem ao mercado é efetuada em conjunto com a ALD Automotive. “Queremos continuar a desenvolver a parceria com a ALD Automotive e massificar o uso do car-sharing junto das empresas”, diz.