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Depois de resultados que foram melhor do que se previa e que não têm parado de subir desde meados do ano passado, as marcas preparam-se para um período de crescimento mais forte em 2014.

Para isso vão contar com uma série de lançamentos (ver ao lado), mas aproveitar também aqueles que fizeram em 2013. Além disso, esperam uma economia mais positiva que se irá refletir nas compras de viaturas por parte das empresas.

É essa a resposta que recolhemos da parte da Audi e da Volkswagen junto do importador, a SIVA. “Pensamos que vai haver uma recuperação no sector de frotas, muito ligado ao aumento de confiança na economia e à necessidade de troca de viaturas depois de muitos anos onde as extensões de contrato vingaram”, diz fonte da empresa.lancamentos2014

O diretor comercial da Opel, Carneiro Gomes, admite que houve um “ponto-morto” nesta atividade nos últimos três meses do ano passado, mas que em Janeiro já sentiu mais pedidos de cotações. E lembra que os últimos dois ou três anos foram marcados por uma fase de prolongamentos de contratos, com os ajustamentos das empresas na sua massa de colaboradores e também alguma preocupação das gestoras com os valores residuais. Este pode ser o momento de viragem.

Há quem se atreva a quantificar. Guilherme Castro, da Mitsubishi, diz que as vendas de novos podem vir a subir entre 5 a 25 por cento. No entanto, deixa a ressalva de que há sempre factores que podem influenciar este número, referindo-se à prestação da economia portuguesa. Da Peugeot, fala-se mesmo num mercado mais prudente quanto à tipologia, segmento e custo de aquisição de viaturas. “O impacto da tributação autónoma sobre o parque actual das empresas, assim como para as futuras aquisições, obrigará a uma reestruturação do parque automóvel de cada empresa, podendo originar vários efeitos”, diz fonte da empresa. Entre esses efeitos podem estar o downgrade de viaturas, prolongamento de contratos de financiamento (aumento do período de utilização) ou passagem das viaturas para os colaboradores. “Independentemente das soluções que cada empresa escolherá, os impactos serão sentidos neste mercado. Dentro deste contexto, as nossas expectativas passam nesta fase, por uma manutenção dos volumes de 2013”.

Mas, quer as vendas a empresas se mantenham ou continuem a subir, todas as marcas apoiam a sua esperança nos modelos que vão ter em comercialização. A Toyota diz, por exemplo, que acredita num ligeiro crescimento por causa “da completa gama de modelo adaptada a múltiplas necessidades”. “Com o regresso da Toyota ao segmento C na carroçaria carrinha, com o  novo Toyota Auris Touring Sports (dispondo de motorização a gasolina, diesel e híbrida), a nova geração Toyota Corolla , a nova geração Toyota RAV4 e com a oferta de packs de equipamento nos modelos Yaris e Auris, contamos ter uma posição competitiva no sector de frotas”, diz Nuno Braga, o responsável de frotas do importador.

A Skoda conta com a disponibilidade de gama e o potencial das versões GreenLine, com menores emissões e consumos. Além disso, espera que o Rapid Spaceback lhe permita entrar pela primeira vez no segmento de compactos.

A BMW, que teve o seu melhor ano de vendas a frotas desde sempre, espera continuar a crescer neste segmento. Os trunfos com que conta serão o lançamento dos novos produtos, os profissionais da rede de concessionários, a política de frotas, os parceiros de negócio e a força da marca.

Na Seat, crescimento sustentado no lançamento do Leon ST. “Trata-se de um produto de grande qualidade, muito ajustado ao mercado português não só pelo seu preço, consumos, qualidade de construção e performance, para além de ter excelentes valores residuais”, refere a marca.

A Opel espera consolidar o lançamento do Insignia e aproveitar o lançamento das motorizações 1.6 para o Astra. A de 136 cavalos já está em comercializaçãoo, mas é na 110 que a marca deposita mais esperança, dado o nível de emissões.

A Mitsubishi acredita numa janela de oportunidade para os veículos mais amigos do ambiente, onde conta com o Outlander PHEV. A Mazda continuará a insistir nos novos Mazda 6 e CX-5. Na Nissan, acaba de chegar o Qashqai, o seu best-seller para este mercado.