Segundo a tabela de dados disponibilizada pela JATO, as vendas de automóveis ligeiros de passageiros na Europa cresceram pelo terceiro trimestre consecutivo.
Esses valores subiram 7,2% nos primeiros três meses de 2014, quando comparados com os do 1 º trimestre de 2013.
Março foi o sétimo mês consecutivo de crescimento para o mercado europeu de ligeiros de passageiros, aumentando 9,3% face ao mesmo período de 2013.
Dos 30 mercados estudados, 23 cresceram em vendas de veículos novos. Entre os que apresentam maior volume de vendas, o Reino Unido foi aquele que mais cresceu (+17,7%).
Os outros quatro maiores mercados europeus também cresceram: França (+8,5), Alemanha +5,4%), Itália (+5,1%) e Espanha (+10,8%).
Recorde-se que, segundo os dados fornecidos pela ACAP (bastante superiores aos provisórios disponibilizados pela Jato que constam na tabela), em Portugal, durante o mês de Março de 2014, foram vendidos 16.596 automóveis ligeiros. Isso representa uma variação positiva de 51,8% face a Março de 2013. Nas contas do primeiro trimestre, ainda segundo os números da ACAP, os 39.718 veículos ligeiros que foram comercializados em Portugal representaram um crescimento do mercado automóvel de 43,8 %.
Março foi também um mês forte para o Volkswagen Golf que trepou 14,1 % (face a Março de 2013) e continua a ser o modelo mais vendido na Europa.
Além dos modelos Fiesta e Focus da Ford, o primeiro trimestre foi igualmente favorável para outros modelos que não constam desta tabela: RenaulÂÂ Captur – que já vendeu mais de 41.000 unidades desde o início do ano -, e para os novos Citroën C4 Picasso/C4 Grand Picasso, Nissan Note e Seat Leon.
Além da VW, da Ford e da totalidade dos 10b grandes construtores que viram as suas vendas aumentarem no primeiro trimestre de 2013, fora das 10 mais vendidas, o primeiro trimestre de 2014 foi igualmente favorável para a Dacia que cresceu 42% comparativamente aos três primeiros meses de 2013.