Driver State_Estimation_fleet_magazine_pt
Um dia os carros irão reconhecer o rosto de quem os conduz! A marca sueca está a desenvolver um sistema que se apercebe do estado de atenção do condutor e reage em função da informação recolhida.
Contudo, não existe gravação de imagem pelo que o sistema não oferece qualquer função de vigilância do condutor.
O que o “Driver State Estimation” faz é monitorizar os sentidos do condutor através do reconhecimento facial, graças a um conjunto de sensores instalados no painel de instrumentos. Estes avaliam os seus movimentos oculares, a posição e o ângulo da cabeça.
Isso é conseguido através de pequenos LEDs que iluminam o condutor com uma luz infravermelha que, de seguida, é monitorizada por sensores. A luz infravermelha está fora do comprimento de onda que o olho humano capta, daí ser impercetível para o condutor.
Analisadas estas informações, é possível assegurar se o automóvel permanece na sua faixa de rodagem sem risco de acidente, mesmo quando o condutor não está a prestar atenção. Se o condutor baixar a cabeça, o automóvel poderá também tentar “acordá-lo”.

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Uma vez que estes sistemas são capazes de reconhecer e distinguir se um condutor está cansado ou desatento, esta tecnologia poderá desempenhar uma importante função de segurança em futuros automóveis com condução autónoma.
Exemplo disso é a possibilidade de poder perceber os olhos fechados ou para onde o condutor está a olhar. Assim que o sistema detetar que o condutor não está a prestar atenção, os sistemas de segurança podem ser aplicados de forma mais eficaz.
Alguns dos sistemas de segurança atuais que podem beneficiar com esta nova tecnologia são: o Lane Keeping Aid; o Collision Warning com Full Auto Brake e o Adaptive Cruise Control com Queue Assist.
Além da segurança, este sistema permite ainda “reconhecer” o condutor e ajustar o automóvel consoante as suas preferências, nomeadamente a posição memorizada do assento e volante.