Evoluindo para um estilo exterior e interior decididamente moderno, o novo Jumper assenta numa gama que se estrutura em torno de 4 comprimentos (L1, L2, L3 e L4), 3 distâncias entre eixos (3 m, 3,45 m e 4,04 m) e 3 alturas (H1, H2 e H3). No total, são de 8 formas que variam entre os 8 e os 17 m3, entre versões furgão fechados e vidrados, cabina simples com 3 lugares ou dupla de 7, versões preparadas para transformação (chassis “despido”, cabina dupla ou chassis cabina) e, para o transporte de pessoas, existem também versões combi de 5 a 9 lugares.
Na secção frontal existe um novo para-choques, novos guarda-lamas dianteiros de linhas salientes, e um novo capot. Recebe a nova identidade da marca com novos “chevrons” e adota uma nova assinatura de luz frontal mais marcante. Com efeito, beneficia de novos projetores de vidro transparente, colocados em posição elevada e com rebordo cromado. Estes novos projetores podem ser equipados com luzes diurnas de LED.
Na traseira, o para-choques é largamente dimensionado. Devido à sua posição mais baixa, ele salienta a maior facilidade nas operações de carga e descarga do veículo.
No interior, o volante foi redesenhado e o visual tem um design mais moderno e em harmonia com a robustez e necessidade de utilização do veículo.
O conforto e suporte dos bancos são de nível elevado para otimizar as condições de trabalho. Os assentos contam encostos de cabeça ajustáveis em altura e removíveis, um encosto rebatível, apoios de braços central, sendo ajustáveis longitudinalmente e ao nível lombar. O banco do condutor pode ter amortecimento variável, ajustável com base no peso do condutor: de 40 a 130 kg.
Com um máximo de dez espaços de arrumação disponíveis, o habitáculo contempla várias bolsas, um porta-luvas com chave que pode esconder um computador portátil, espaços na consola central (abertos ou fechados com refrigeração, consoante o nível de equipamento) e dois espaços sob os assentos na cabine.
Possui também uma grande prateleira, logo acima dos pára-sol, com um volume útil de 22 litros, que não é visível do lado de fora do veículo.
Orçamentos controlados
O novo CITROËN Jumper coloca-se ao mais elevado nível em termos de Custo Total de Propriedade (TCO).
Exibe consumos mais reduzidos em comparação com o modelo atual em algumas versões, na ordem dos 15% (por exemplo, no Furgão L3H2 HDi 130 BVM6: 8,7 l/100km em percurso misto vsÂÂÂ 7,4 l/100km com esta nova versão), mas também uma diminuição das emissões de CO2.
Os motores e-HDi 130 e e-HDi 150, equipados com a tecnologia Stop&Start, permitem, de acordo com as versões, obter um ganho nos consumos de combustível de 0,5 l/100 km em percurso urbano e uma redução das emissões de CO2 entre 5 e 6 gramas, comparativamente às mesmas versões sem Stop&Start.
Motorizações eficientes que permitem obter poupanças em termos de consumos, mas também em termos de manutenção, dado que conta com um dos melhores intervalos de manutenção da sua categoria, até 48 000 km ou 2 anos.
Uma palete completa de silhuetas
O novo CITROËN Jumper assenta numa gama que se estrutura em torno de 4 comprimentos (L1, L2, L3 e L4), 3 distâncias entre eixos (3 m, 3,45 m e 4,04 m) e 3 alturas (H1, H2 e H3), para um total de 8 formas entre os 8 e os 17 m3.
Propõe-se, também, numa grande variedade de modelos:
– Furgões fechados e vidrados,
– Cabina simples (3 lugares) ou dupla (7 lugares),
– Versões preparadas para transformação pelos carroçadores: chassis “despido”, cabina dupla, chassis cabina…
Para o transporte de pessoas, o novo CITROËN Jumper declina-se em versões combi de 5 a 9 lugares.
Capacidades e ergonomias de acessibilidade
– Largura de carga entre cavas de rodas de 1,42 m,
– Largura útil de 1,87 m,
– Comprimento útil, ao nível do dos melhores furgões, até 4,07 m,
– Volume útil de 8 a 17 m².
– Portas laterais deslizantes com uma largura máxima de 1,25 m,
– Portas traseiras com uma altura máxima de 2,03 m, a melhor cota da categoria,
– Abertura das portas traseiras a 96°, extensível aos 180° através de um tirante escamoteável, podendo em opção alcançar os 270°,
– Altura de carga ao solo entre os 49,3 e os 60,2 cm
– Suspensão traseira pneumática que faz variar a altura ao solo em 7 cm, garantindo uma estabilidade constante do veículo independentemente das condições de carga.
Custo Total de Propriedade (TCO)
O novo CITROËN Jumper conta com 6 motores Diesel, robustos e eficientes:
– HDi 110 (81 kW / 110 cv DIN / 250 Nm às 1750 rpm) que alia reduzidos consumos ao conforto de utilização. Destina-se, em particular, a uma utilização urbana e está associado a uma caixa manual de seis velocidades.
– HDi 130 (96 kW / 130 cv DIN / 320 Nm às 1800 rpm) que oferece um bom compromisso entre performances e consumos numa utilização mista. Está dotado de uma caixa manual de seis velocidades. Este motor está também disponível com a tecnologia Stop&Start, e-HDi130, permitindo consumos (6,6 l/100 km) e emissões de CO2 (175 g/km) ao melhor nível.
– HDi 150 (110 kW / 150 cv DIN / 350 Nm às 1750 rpm) para utilizações em que se privilegie a potência, o binário e as recuperações. Conta com uma caixa manual de seis velocidades e pode, também ele, acoplar-se à tecnologia Stop&Start com o motor e-HDi150.
– HDi 180 (130 kW / 177 cv DIN / 400 Nm às 1400 rpm) ideal para as versões de maior volume e cargas que necessitem de potência. Este motor está associado a uma caixa manual de seis velocidades. (Não comercializado em Portugal)
Cada um dos motores disponíveis no novo CITROËN Jumper foi concebido para suportar as mais exigentes condições de utilização e para fornecer toda a potência necessária, independentemente das condições de estrada e de carga.
Equipamentos inéditos na sua categoria
– Controlo de Tração Inteligente (CTI), um sistema de apoio à motricidade em solos de baixa aderência (lama, neve ou gelo). Esta função deteta situações de baixa aderência, que podem dificultar os arranques ou progressão do veículo. Nestas situações, o CTI sobrepõe-se ao sistema de antipatinagem ASR, transferindo a força motriz para a roda com maior contacto com o solo para otimizar a motricidade e a trajetória. É ativado num botão de “push” localizado no painel de bordo. O sistema desliga-se automaticamente quando a velocidade excede os 30 km/h (a luz indicadora mantém-se ligada) e reativa-se também de modo automático sempre que a velocidade desça abaixo dos 30 km/h. Para neutralizar a função em andamento basta apertar de novo o comando “push”.
– Sistema HDC (Hill Descent Control – Controlo de velocidade em descida), parte integrante do CTI, função que facilita o controlo do veículo numa descida, particularmente lamacenta ou de gravilha. Ela reduz o risco de escorregamento ou que o veículo ganhe velocidade no acesso a zonas de construção. O condutor pode, assim, conservar o controlo total do veículo com toda a serenidade. O sistema é ativado por um comando “push” localizado no painel de bordo e na condição de que a rampa tenha uma inclinação de pelo menos 8%. Esta função permite que o condutor mantenha uma velocidade constante abaixo dos 30 km/h., sendo automaticamente desativada quando o condutor acelere para além desse limite. O sistema é neutralizado apertando-se o comando “push” colocado no painel de bordo.
– Regulador/limitador de velocidade programável, como opcional ou de série, permite manter (sem recurso ao pedal do acelerador) ou limitar a velocidade do veículo à velocidade programada em todas as condições de relevo. O condutor pode modificar a velocidade do veículo, carregando no pedal do acelerador e/ou no controlador de velocidade colocado no volante.
– Alerta de Transposição Involuntário da Faixa (AFIL) é um sistema que lê permanentemente a estrada através da câmara colocada acima do espelho retrovisor interior. Se o condutor cruzar uma linha contínua ou descontínua, sem ativar o indicador de mudança de direção, surge uma luz no painel de controlo, soando um alarme sonoro.
– Deteção de perda de pressão nos pneus, sistema do tipo directo, significando que cada roda está equipada com um sensor de pressão, o qual, em caso de furo ou perda de pressão, informa o condutor da roda afetada.
– Auxílio ao estacionamento pela câmara traseira, com função “overlay”, disponível como opção, ativa-se automaticamente quando se engrena a marcha atrás. Integrada ao nível da terceira luz de stop, a câmara traseira transmite no ecrã táctil de 5 polegadas a imagem captada. Um estacionamento facilitado e preciso com a função “overlay” que orienta o estacionamento do veículo através de linhas de cores diferentes, em função da distância que separa o para-choques traseiro do obstáculo.
– Proteção contra roubos através de câmara, apresentando, automaticamente, a traseira do veículo no ecrã táctil, assim que se abrem as portas traseiras.
Sempre conectado
Integra, de série, a Connecting Box, solução que se compõe de uma entrada USB mas também de um “kit” mãos-livres Bluetooth.
Numa estreia na categoria, é também proposto um ecrã táctil de 5 polegadas. A partir dele podem operar-se as novas funções de Navegação e Câmara de visão traseira, bem como pilotar a totalidade das funções de média (rádio, telefone, computador de bordo). A tecnologia útil ganha ainda maior pertinência no dia-a-dia com a leitura vocal de SMS para cada vez maior segurança e conforto.