As vendas de automóveis em Portugal continuam a crescer face ao ano anterior, mas os valores de Abril mostram um ligeiro abrandamento quando comparados com os registados em Março de 2014.
Em Abril de 2014 foram vendidos 14.370 veículos ligeiros, enquanto em Março deste mesmo ano esse número foi de 16.596 unidades.
O facto pode ser explicado por várias razões, entre as quais a renovação de frotas rent-a-car antes do verão.
O gráfico acima mostra o comportamento do mercado de ligeiros em Portugal desde o início de 2012. Através dele verifica-se que, desde Junho de 2013, mês em que o mercado automóvel em Portugal interrompeu a quebra face ao ano anterior, os números mensais revelam uma tendência de crescimento quando comparadas com o período homólogo do ano anterior.
Embora, lembra a ACAP, “abaixo dos níveis registados em anos anteriores a 2012”.
Ranking das marcas: Renault lidera, VW perde quota de mercado
O acumulado de 46.269 viaturas ligeiras vendidas entre Janeiro e Abril de 2014 representam um crescimento de 43,7% face a idêntico período do ano anterior.
Em 2014, a Renault continua a liderar invicta o total de vendas de modelos ligeiros. Como se verifica nesta tabela com as 20 marcas mais vendidas, são quase duas mil unidades a mais do que a Peugeot, que ocupa a segunda posição.
Entre as cinco primeiras, o destaque vai para a manutenção da Mercedes e da BMW na quarta e quinta posição, respetivamente. As posições invertem-se quando se olham apenas os números referentes às vendas de ligeiros de passageiros, sendo que a diferença reside no facto da Mercedes estar também presente nos comerciais. Sub-segmento que, para esta marca alemã, representa 403 unidades vendidas desde o início do ano.
Através da tabela facilmente se percebe a recuperação de quota de mercado de marcas como a Dacia, Seat ou a Nissan. Para uma melhor compreensão dos valores, a tabela acima mostra a recuperação (ou perda) da quota de mercado das 20 marcas mais representativas do mercado português.
Apesar de ter vendido mais carros desde o início do ano em comparação com o mesmo período do ano anterior, com alguma surpresa se conclui que a Volkswagen é uma das que perde mais quota de mercado. Sendo a marca que mais carros vendeu em 2013, a quebra pode ser explicada pela boa prestação da VW em 2013, num ano de vendas totais anormalmente baixas.