À oitava geração a Fuso Canter renovou-se e tornou-se mais eficiente.
De motores para cumprir as novas regras referentes a emissões, ao nível da suspensão e do chassis para melhorar o conforto, a condução e tornar-se mais prática para os carroçadores independentes.
A gama foi ainda enriquecida com uma versão capaz de oferecer maior capacidade de carga útil.
Falaremos de todas elas num trabalho mais desenvolvido que pode ser lido na edição de Junho da FLEET MAGAZINE.
Tudo isto e a introdução de equipamento novo tornam este popular comercial fabricado em Portugal mais seguro e funcional.
“Para o conforto contribui a nova caixa de velocidades DUONIC de dupla embraiagem e os bancos substancialmente melhorados”, explica Pedro Simões, gestor de produto na Mitsubishi Portugal, representante nacional do modelo. “Até alterações aparentemente mais simples têm uma importância acrescida. É o caso do chassis que passa a vir com furações padronizadas de fábrica. Isso facilita e torna mais fiável o processo de instalação de caixas de carga fabricadas por carroçadores independentes: “além de contribuir para a redução de peso, quem efetuar transformações na caixa da Canter de 3.500 kg deixa de ter que furar o chassis. Por isso, não corre o risco de o fazer no sítio errado”, explica Pedro Simões à FLEET MAGAZINE.
Uma gama com 73 versões
O conceito de cabina avançada da Canter permite construir conjuntos mais compactos, com maior destreza de manobra e grande facilidade de carroçamento. Bem como um acesso mais fácil e prático ao motor.
Consoante as versões de carga, aÂÂ presente geração já está apta para cumprir as normas europeias mais restritivas no que respeita às emissões: Euro 5b+ e Euro VI.
Tal responsabilidade é devida ao pacote “Ecofficiency”, que introduz o start/stop em toda a gama, aumenta a pressão da injeção para 2.000 bar, emprega óleo de baixa viscosidade e otimiza as relações finais da transmissão.
Estas medidas vieram também beneficiar os custos de utilização, reduzidos até 9% face às versões Euro V.
Não sendo novidade na gama, a Canter com tração integral ganhou caixa de redutoras na atual geração: “Para trabalhos em que uma pick-up seja demasiado curta e um camião demasiado longo, a Canter 4×4 é uma proposta altamente competitiva. Com cabine simples ou dupla, ela cumpre também as diretivas que permitem aos Bombeiros nacionais candidatarem-se aos fundos europeus do Qren para a compra de viaturas de desencarceramento”, explica o gestor de produto da Canter.
Conheça todas as novidades da nova Canter na edição impressa da FLEET MAGAZINE de Junho.