venda carros_maio_2014_fleetmagazine_ptRenault, Peugeot e Volkswagen, com a ordem das duas últimas a inverter-se consoante os números englobem os valores de venda dos modelos comerciais, continuam a preencher o pódio das três marcas mais vendidas em Portugal, entre Janeiro e Maio de 2014
Duas marcas consideradas “premium” – Mercedes e BMW – fecham o Top 5. Mais uma vez trocando de posição quando se observa apenas o mercado de ligeiros de passageiros ou são totalizadas as vendas de comerciais. Como se sabe, ao contrário da Mercedes, a marca bávara não dispõe de uma gama de veículos comerciais.
No global, o mercado de ligeiros em Portugal apresenta um crescimento acumulado de 44 por cento face ao mesmo período do ano anterior, valor percentual que, entretanto, deverá começar a descer até ao final de 2014.
Isto acontece porque as vendas de automóveis em Portugal inverteram o ciclo negativo que vinham registando anteriormente, precisamente em Junho de 2013.
No entanto, a manter-se a média de vendas mensal de cerca de 14 mil viaturas ligeiras (incluindo comerciais), como ocorreu entre Janeiro a Maio de 2014, a multiplicação desse valor pelo número total de meses do ano dá um total que se aproxima das 168 mil unidades. (ler Vendas de automóveis ultrapassam 170 mil unidades em 2014?)
Se assim for, o mercado automóvel em Portugal registará um crescimento anual de quase 74 por cento, face às 124.123 unidades vendidas em 2013.