O serviço prestado pela TRK resulta em menos tempo gasto na pesquisa de peças para o automóvel e num maior controlo com os custos da sua aquisição.
Mesmo sem a referência original da peça ou acessório, o utilizador registado que acede a “market.trkconsultores.pt” precisa apenas de saber a marca, o modelo e o ano do veículo para ter acesso a uma base de peças por categorias. O que só é possível porque a plataforma da TRK trabalha integrada com as plataformas Eurotax e Gt Motive. Quem acede a estas plataformas digitais pode, depois, também emigrar para a da TRK e concluir a compra.
Bastante simples de operar e direta na informação prestada, a base de dados da TRK permite ainda pesquisar pela referência original (OEM) e por encomendas anteriormente feitas, para saber, por exemplo, o estado em que o pedido se encontra.
“A TRK dá a um gestor de frota a garantia de que vai colocar na viatura a peça que escolheu na nossa plataforma. Seja ela original ou de aftermarket. Conseguimos assegurar a sua entrega no local que o cliente pedir num tempo médio de 24 horas. E ainda tem um desconto associado”, explica Hugo Baptista, gestor de operações da TRK, à FLEET MAGAZINE.
“A nossa plataforma procura automaticamente a peça desejada e, sempre que isso é possível, oferece mais do que uma alternativa: a original da marca (OE), uma peça de 1.º equipamento e uma outra de equipamento certificado”, explica este responsável da TRK. “Deste modo damos ao cliente a oportunidade de escolher baseado no preço e na informação técnica disponibilizada junto de cada opção. A escolha final é sempre dele”.
A TRK é uma empresa autónoma dentro do grupo UON. Entre diversas outras atividades, a UON possui competências nas áreas de peritagem, avaliação e gestão de sinistros automóveis. Foi a necessidade de criar um catálogo de peças para apoiar as atividades da UON que ocasionou a criação da TRK Consultores S.A.
Assim, a empresa nasce em 2009 com o “objetivo concreto de elaborar uma plataforma de fornecedores e de peças de referência do mercado aftermarket para o departamento de peritagem” e avaliação, explica Hugo Baptista. “Em Junho entrámos no mercado e das 30 mil referências iniciais, um ano e meio depois, já tínhamos mais de 150 mil peças e quatro clientes externos”.