motor mazda2_diesel_fleetmagazine_ptA Mazda vai revelando mais detalhes sobre o motor diesel de 1,5 litros que vai estrear, no próximo ano, no novo Mazda2.

Deste motor vai também beneficiar o novo Mazda3, tornando a gama mais atraente devido aos menores custos de utilização associados à utilização de um motor a gasóleo.

motor mazda_diesel_fleetmagazine_ptNo novo Mazda2, o motor Diesel SKYACTIV-D 1.5 garante emissões de CO2 inferiores a 90 g/km, equivalente a um consumo inferior a 3,4 l/100 km. O bloco partilha muitos conteúdos com o seu semelhante motor diesel SKYACTIV-D 2.2 disponível nos Mazda CX-5 e Mazda6

Apesar da sua muito baixa taxa de compressão, foi desenvolvido para obter a combustão ideal. Isso é possível graças a uma queima mais homogénea e mais abrangente, menor resistência mecânica e uma nova tecnologia de isolamento para combater as perdas resultantes da maior refrigeração associada a um motor mais pequeno.

Daí tratar-se de um bloco eficiente e limpo, com níveis de economia de consumos e emissões que cumprem a norma Euro 6, sem ter de recorrer aos caros sistemas de pós-tratamento de gases de escape.

Quanto ao novo Mazda2, ele é baseado no “concept” Mazda Hazumi. Com cinco portas, é mais comprido e mais largo do que a actual geração e 3 cm mais baixo. Tem mais 10 cm de distância entre eixos e virá equipado com a totalidade dos conteúdos da Tecnologia SKYACTIV, nomeadamente os sistemas i-stop, de paragem/arranque, e i-ELOOP, de regeneração da energia de travagem.