Boas notícias para o mercado automóvel: no espaço da União Europeia, as vendas de veículos ligeiros de passageiros cresceram 4,5% em Maio de 2014 (em comparação com o mesmo mês de 2013) e 6,9% nos cinco primeiros meses do ano.
Como facilmente se percebe pelo gráfico que se encontra mais abaixo, Portugal foi o País que mais contribuiu para a subida global de 6,9 % do mercado europeu. Os valores acumulados entre Janeiro e Maio de 2014 mostram um crescimento percentual de 44,3% do mercado automóvel nacional, face ao período homólogo de 2013.
Contudo, apesar de percentualmente ser o mais elevado do espaço europeu (facto que se deve à forte queda registada em 2013), o total numérico das vendas coloca o nosso País apenas na 14.º posição entre os 27 países analisados.
Entre Janeiro e Maio de 2014, o total acumulado na UE ascende a 5.431.921 unidades. Em Portugal, no mesmo período, o total de viaturas ligeiras novas vendidas foi de 69.928.
Durante o mês de Maio foram vendidos 1.093.448 novas viaturas de passageiros no mercado europeu. Portugal contribuiu com 15.842 unidades.
Quem vendeu mais na Europa?
No período de Janeiro a Maio de 2014, todos os principais mercados registaram um crescimento.
Entre os países que apresentam maiores números de vendas, o crescimento percentualmente mais elevado coube a Espanha (16,3%), logo seguido pelo Reino Unido (11,6%). A Alemanha cresceu 3,4%, A França variou 3% e a Itália 3,2%.
Em Maio de 2014, Itália foi o único mercado de maior dimensão a registar uma descida (-3,8%). Todos os outros grandes mercados contribuíram positivamente para a expansão global de 4,5% do mercado da UE, com crescimentos que variam de 0,3% em França, a 5,2% na Alemanha, a 7,7% no Reino Unido e a 16,9% em Espanha.
Mas, como facilmente se percebe através deste gráfico, este foi o segundo pior resultado desde 2003, ano em que a ACEA começou a série com a UE alargada.