frota fleet_magazine_ptAs principais conclusões deste estudo revelam dados novos que apontam para uma mudança com interesse relevante na gestão de frotas profissional.

Pela primeira vez, nos últimos cinco anos, existe uma perspetiva de crescimento das frotas das empresas em Portugal. Quase sempre acima da média dos países analisados.

O estudo mostra também uma inversão da tendência de prolongamento de contratos, situação que se vinha verificando nos últimos anos. Um número significativo de empresas com menos de 100 colaboradores indica mesmo uma diminuição do período dos contratos.

A proximidade com o banco é principal motivo para empresas optarem pelo leasing financeiro para financiamento das suas frotas.

O Leasing operacional é metodologia mais adaptada para gestão de frotas, por permitir melhor controlo sobre o TCO e uma maior eficácia na gestão de recursos da empresa.

Regista-se uma evolução clara e significativa da importância dos custos de operação das viaturas e da integração deste conceito na gestão das frotas. Esta é não apenas o principal critério para a compra de viaturas novas, como a razão de muitas empresas optarem pelo aluguer operacional.

As empresas estão ainda a tomar medidas cada vez mais eficazes que previnam custos com origem no comportamento do condutor. No entanto, apesar destas medidas de controlo sobre os custos da frota, as empresas estão cada vez mais preocupadas com compromissos de sustentabilidade e com a satisfação dos colaboradores.

Muitas empresas portuguesas manifestaram interesse na subcontratação de serviços, o que sugere uma necessidade emergente de soluções de outsourcing mais completas.

Do estudo ressaltou ainda que a mobilidade integrada ainda é pouco representativa, pelo que manifesta um grande potencial de crescimento.

Cada uma destas conclusões será analisada com maior detalhe em futuras notícias.

Objectivos e destinatários do CVO

Criado pela Arval em 2002 e apresentado pela primeira vez em Portugal em 2005, este barómetro anual analisa as perspetivas dos decisores de empresas sobre as suas frotas, bem como as principais tendências do mercado automóvel e da mobilidade profissional em 15 países.

O CVO 2014 foi elaborado com base nos resultados apurados em 4.560 entrevistas telefónicas a gestores de frotas empresariais, 300 dos quais eram portugueses. O inquérito decorreu durante o primeiro trimestre de 2014.

Ao traçar o perfil de cada mercado, é possível estabelecer comparações entre as diferentes realidades estudadas.

Tem como público-alvo os responsáveis de frota que gerem viaturas de empresas de todos os segmentos de atividade. É igualmente uma fonte de informação preciosa para fabricantes automóvel, empresas de Leasing, consultores, seguradoras, imprensa, autoridades estatais, investigadores, etc..