airbag passageiro_honda_fleetmagazine_ptA nível mundial, a Honda vai chamar às oficinas modelos seus fabricados entre 2001 e 2005. O motivo é a suspeita de um defeito de fabrico do insuflador do airbag dianteiro do passageiro.

Este mesmo problema já tinha justificado um recall em 2013.

Em Portugal serão chamados 5.300 unidades com ano de fabrico entre 2001 e 2003. De modelos diferentes, predominantemente Civic e Jazz.

Como explica Carlos Cerqueira, director de Comunicação e Relações Públicas da Honda em Portugal, “a Honda irá contactar os clientes das unidades potencialmente afectadas e solicitar que contactem um concessionário da marca que realizará a troca da peça identificada”. Esta acção não tem custos para o cliente.

Segundo Carlos Cerqueira, o motivo desta nova chamada prende-se com o facto do fornecedor de airbags, a Takata, ter comunicado recentemente “a existência de novos números de série de insufladores de airbag do passageiro com potencial de avaria”. Como acção preventiva, “a Honda irá realizar uma extensão à campanha de recolha de produto iniciada no ano passado para efectuar a substituição do insuflador do airbag do passageiro de mais algumas unidades agora identificadas”, explica este mesmo responsável à FLEET MAGAZINE.

O director de Comunicação e Relações Públicas da Honda em Portugal adianta ainda que, “ao contrário do que tem vindo a ser noticiado, não existe qualquer perigo de incêndio”.

Contudo, aguarda-se que mais marcas venham a proceder de igual modo com os seus clientes. Além da Honda, a Mazda, a Toyota e a Nissan recorrem a este fonecedor.