cvo-arval-alugueroperacional fleetmagazine_ptO Corporate Vehicle Observatory (CVO) é um estudo publicado anualmente pela Arval, empresa do Grupo BNP Paribas especializada no Aluguer Operacional de Viaturas e Gestão de Frotas.

Trata-se de um barómetro que avalia as tendências do mercado de gestão de frotas, a partir de entrevistas efectuadas a gestores de empresas de 15 países.

Pela primeira vez, as empresas portuguesas inquiridas no estudo relativo a 2014 apontam como vantagem do aluguer operacional o facto de este ser encarado como um instrumento para reduzir o TCO.

Confrontadas sobre que características que as fariam distinguir o aluguer operacional do leasing financeiro, 39% das empresas com mais de 100 colaboradores indicam o facto de o aluguer operacional ser a metodologia mais adaptada para gestão da frota, uma vez que permite a inclusão de outros serviços relativos às viaturas.

Outro factor muito valorizado no aluguer operacional e apontado como a melhor resposta às necessidades das empresas é este permitir uma melhor qualidade na supervisão e gestão da frota.

Estes dados acabam por contribuir para a importância do aluguer operacional na redução e controlo do TCO.

Embora a oferta de um custo mensal fixo continue a ser um motivo valorizado pelas empresas nacionais, nos índices revelados pelo barómetro 2014 revelam uma evolução na gestão das frotas. Deixa de se olhar apenas para o valor do aluguer mensal, passando a encarar todos os custos diretos e indiretos que as frotas representam para os orçamentos das empresas.

Nomeadamente, no que concerne ao comportamento do condutor. Os dados deste barómetro mostram que uma larga maioria de empresas está já a desenvolver ações que permitam minimizar consequências no TCO devido ao comportamento dos seus colaboradores.