O mês de Junho foi aquele em que se venderam, até agora, mais viaturas ligeiras em Portugal.
É o que revelam os dados mais recentes relativos a 2014 fornecidos pela ACAP.
Esta tendência não é nova. Por tradição, os meses de Junho e Dezembro costumam ser os mais fortes em termos de mercado.
A este ritmo chegará às 100 mil unidades já no próximo mês.
Os 17.788 automóveis ligeiros comercializados em Junho de 2014 correspondem a uma variação mensal de 26,8 por cento e homóloga anual de 40,4 por cento. Percentualmente a tendência de crescimento homólogo deverá descer, uma vez que os sinais de recuperação do mercado automóvel em Portugal começaram, sensivelmente, há um ano.
A forte subida das vendas de veículos ligeiros em Junho foi sobretudo alicerçada no crescimento de modelos de passageiros. Os comerciais ligeiros registaram mesmo uma ligeira quebra de vendas face ao mês anterior, tendo Junho sido o terceiro pior mês para este segmento.
Vendas por marcas
No ranking das vendas por marcas não se registaram alterações significativas.
Renault, Peugeot, Volkswagen, Mercedes, BMW, Citroën, Opel, Fiat, Audi e Ford ocupam, por esta ordem, a lista das dez marcas com mais viaturas ligeiras vendidas, com algumas trocas habituais na tabela quando dos valores totais são retirados os números referentes a comerciais ligeiros.
De realçar que há marcas como a Volkswagen que, apesar dos bons resultados, continuam a perder quota de mercado face a 2012.