A Uber, uma app que liga as pessoas a motoristas profissionais, já está disponível em Portugal.
Esta é a aplicação que está na origem de alguns protestos de associações de taxistas por todo o mundo. Mas por cá, o serviço apresentado será o Uber Black, a ser utilizado principalmente por motoristas profissionais.
“Queremos ser uma outra opção além do táxi”, disse Alexandre Droulers, responsável pela expansão da Uber na Europa Ocidental, na apresentação do serviço.
A aplicação procura servir as duas partes envolvidas na viagem. Quem chama o carro saberá onde este se encontra, a matrícula do carro e a própria fotografia do condutor. O pedido é feito através de uma aplicação de smartphone, o que significa que nem é preciso dar indicações de onde se encontra o cliente. O pagamento é feito directamente na conta do utilizador do serviço sem ser necessária a transacção entre cliente e motorista. DEpois do pagamento, o utilizador recebe uma factura detalhada onde se indica também o percurso da viagem.
Para os motoristas das viaturas, esta é uma forma de alargarem o seu leque de clientes, dado que qualquer pessoa pode utilizar a aplicação.
Apesar de indicar que espera que todos os dias apareçam novos utilizadores registados, a Uber não quis adiantar números sobre a utilização do serviço em Portugal. Diz apenas que está a fazer um esforço para que o cliente tenha um carro disponível em menos de cinco minutos.
Os prestadores do serviço serão os motoristas profissionais que actuam normalmente para hotéis ou nos aeroportos. A empresa exige que estejam licenciados para tal e que disponham de uma viatura com menos de três anos e em excelente estado. O modelo recomendado e disponível é o Mercedes-Benz Classe E, mas a empresa admite outras marcas equivalentes. O serviço inclui ainda água e abertura da porta para o cliente.
O serviço de utilização da plataforma para o cliente final é gratuito. Os motoristas pagam uma comissão de 20% sobre o preço da viagem à Uber.
As tarifas da viagem são pré-definidas pela empresa. Há uma tarifa base de dois euros pela utilização do serviço a que se acrescentam 0,30 euros por minuto e 1,1 euros por quilómetro.ÂÂÂ No site é possível ter uma estimativa de quanto fica a viagem e o percurso por onde será feita. De Alcântara até à Rua da Palma, por exemplo, o preço ficará entre os 11 e 14 euros.