A escassez de viaturas para alimentar o mercado de automóveis usados levou a Manheim e o Auto SAPO a criar um serviço que visa facilitar a compra de carros usados a particulares.
Em breve promete apresentar uma solução direcionada exclusivamente para o mercado profissional.
A partir de quatro plataformas – computador, tablet, smartphone ou através do respetivo canal televisivo do Meo – tudo o que um particular tem que fazer é preencher um questionário simples com as caraterísticas básicas da viatura que deseja vender na página “Auto SAPO Venda Já” para, em segundos, obter uma oferta de compra por parte da Manheim. Caso a proposta agrade ao proprietário do carro, este pode de imediato marcar uma visita às instalações da leiloeira em Lisboa ou no Porto onde, após uma rápida vistoria à viatura e à documentação, o negócio se concretiza em menos de uma hora.
Tratando-se de uma iniciativa dirigida a particulares com o grande objetivo de angariar mais produto capaz de satisfazer o negócio de profissionais do setor de comércio de automóveis usados, Nuno Castel-Branco, o director da Manheim revela ainda que, em breve, será apresentada “uma solução direcionada exclusivamente para o mercado profissional, com requisitos diferentes dos clientes particulares”.
O responsável refere as vantagens do serviço, tal como existe agora. “Além de ir ao encontro da necessidade dos clientes particulares que procuram uma solução de confiança, rápida, transparente e justa para a venda imediata da sua viatura, permite que os comerciantes passem a ter acesso a viaturas que anteriormente não entrariam no mercado profissional, porque seriam transacionadas entre particulares”.
Contribuir para uma maior transparência de preços no mercado nacional de usados, já que passa a existir uma referência firme de preços de compra de viaturas que até agora não existia em Portugal, é outra vantagem mencionada por Castel-Branco. E também para o aumento da oferta de viaturas em segmentos onde atualmente existe escassez de produto no mercado nacional, ajudando assim a dinamizar ainda mais o mercado de usados em Portugal.
Sobre o potencial deste novo canal de negócio, Nuno Castel-Branco dá uma ideia dos números que esta parceria pode gerar: “Acreditamos que, tal como acontece nos mercados anglo-saxónicos, existe uma percentagem elevada de clientes que transacionam entre particulares, mas que procuram uma alternativa rápida e segura e com pagamento imediato. Ora se em Portugal perto de 200.000 viaturas são transacionadas entre particulares, basta pensar em 1 ou 2% deste mercado para chegamos a um volume minimamente interessante”.
Será que já está a dar resultados?
“Atualmente já foram realizadas mais de 73.000 avaliações através do website e efetuadas mais de 1.000 marcações de inspeções” adianta o diretor-geral da Manheim em Portugal. Contudo, admite que este número de avaliações seja elevado porque “existe muita curiosidade à volta do projeto” e, uma vez que também é a única ferramenta online de preços disponível no mercado, ela possa estar a “ser fortemente utilizada por profissionais”, já que não existe nenhuma barreira à sua utilização.
Interrogado sobre se a urgência desta iniciativa não tem também a ver com o facto de existir alguma dificuldade em encontrar viaturas usadas para colocar no mercado profissional, Nuno Castel Branco confirma: “Claro que sim. Um dos principais catalisadores desta iniciativa é encontrar produto que vá ao encontro das necessidades dos clientes comuns à Manheim e à AutoSapo, que necessitam de viaturas para desenvolver os seus negócios. Como existe escassez no mercado B2B viemos procurar estas viaturas no mercado C2C. No entanto, este modelo de angariação de viaturas é válido nas diferentes fases do ciclo económico e não apenas em momentos de escassez de produto”.