A oitava geração do Passat chega a Portugal em Novembro, nas versões Limousine (quatro portas) e Variant (carrinha).
Estarão disponíveis dez motores turbo de injeção direta a gasolina e diesel, numa faixa de potência de 120 cv até 280 cv. Todas as versões são equipadas com um sistema stop-start e travagem regenerativa.
Pela primeira vez, a gama Passat contemplará uma variante híbrida plug-in. Utiliza motor a gasolina 1.4 TSI 156 cv e um motor elétrico de 109 cv, com potência conjunta de 211 cv. A autonomia é de até 50 quilômetros no modo elétrico, a total estende-se até 1000 km.
As cinco versões com motores a gasolina são: 1.4 TSI de 125 cv, 1.4 TSI 150 cv ACT 1.8 TSI 179 cv e 2.0 TSI de 220 ou 280 cv.
Os quatro motores diesel são: 1.6 TDI de 120 cv e 2.0 TDI 150, 190 cv ou 239 cv. Este último é novo no grupo Volkswagen e diferencia-se por ter dois turbocompressores.
A geração Passat é concebida sobre a plataforma MQB modular (a mesmo utilizada, por exemplo, no novo Golf), permitindo um conjunto 85 quilos mais leve do que a anterior.
A Limousine mede 4.767 milímetros de comprimento, 1832 mm de largura e 1.456 milímetros de altura. A distância entre eixos, 2.791 milímetros, tem mais 79 mm do que na anterior geração.
A capacidade da mala cresceu ligeiramente e oferece agora 586 litros na Limousine e de 650 litros na Variant. Não existe carrinha no segmento com esta capacidade de mala. Uma funcionalidade no banco do passageiro dianteiro permite transportar objetos com até 2,85 metros de comprimento.
Além de poder dispor do mais atual equipamento de segurança e conforto (incluindo um sistema de abertura/fecho sem mãos), a instrumentação interior pode ser “tradicional” (indicadores de agulha) ou digital. Pode existir ainda um sistema “head-up” com as informações projectadas numa tela plástica retrátil na linha dos olhos do condutor onde, além das indicações de velocidade e instruções de navegação, por exemplo, o condutor recebe alertas de segurança.
ÂÂ