bmw serie3_airbag_fleetmagazine_ptA BMW vai chamar à sua rede de assistência em Portugal vários milhares de BMW da série 3, modelo E46, fabricados entre 1999 e 2006.

O objectivo é proceder à substituição do airbag do passageiro, por causa do risco deste não funcionar em caso de necessidade ou deflagrar acidentalmente. Contudo, tranquiliza o comunicado da marca, não há registo de qualquer acidente com um veículo da marca alemã.

“É uma mera operação preventiva, na linha da que realizámos o ano passado. Nessa altura chamamos à oficina cerca de 240 mil carros em todo o mundo, por causa do mesmo problema. Esses não terão que voltar”, adianta um responsável do grupo alemão.

Este equipamento é fornecido por um dos principais fabricantes mundiais destes sistemas, a empresa japonesa Takata. Daí que esta operação surja na sequência de uma outra, idêntica, desencadeada por parte de alguns construtores japoneses (Honda, Mazda, Nissan e Toyota), afectados pelo mesmo problema.

A rede da BMW em Portugal contactará os clientes para agendar a substituição do equipamento. A operação dura cerca de uma hora, naturalmente sem custos para o proprietário da viatura.

A nível mundial calcula-se serão substituídos componentes com problemas em 1,6 milhões de veículos desta série.