renault europa_fleetmagazine_ptDo total das vendas do conjunto de países da Europa analisados pela ACEA – Associação Europeia de Construtores Automóveis -, a Renault foi a marca que mais cresceu durante o primeiro semestre de 2014.

As vendas da Renault totalizaram 468.248 unidades nos primeiros seis meses do ano, o que representou um aumento de 13,5 por cento face ao mesmo período de 2013.

De um modo geral, os dez maiores construtores europeus registaram resultados positivos.

As duas marcas mais vendidas na Europa – Volkswagen e Ford – foram ambas afectadas pela desaceleração do mercado holandês, onde a primeira é líder de mercado.

A marca alemã permanece líder do mercado europeu. Em Junho de 2014, face aos resultados do mesmo mês do ano anterior, registou uma quebra global de 3,1 por cento. Ainda assim, o total acumulado de 2014 mantém um volume com um crescimento de 1,9 por cento.

Este é a respectiva tabela respeitante ao período entre Janeiro e Junho de 2014:

MARCA

Junho 2014

Ano 2014

Crescimento mercado
VOLKSWAGEN 141.278 825.041 1,9%
RENAULT 105.394 468.248 13,5%
OPEL/VAUXHALL 93.235 472.312 8,3%
FORD 91.474 514.943 5,5%
PEUGEOT 75.057 422.155 7,1%
BMW 64.396 345.515 5,3%
AUDI 64.392 383.675 5,2%
MERCEDES 60.032 323.148 +3,4%
CITROEN 59.963 333.666 2,6%
FIAT 57.495 324.002 1,5%

2014 tem sido um ano de crescimento para a Opel/Vauxhall, devido à forte procura do pequeno crossover Mokka e do revisto Opel Insignia de emissões reduzidas.

Com um crescimento importante em Junho estão a Skoda (12,6%), a SEAT (12,7%), a Volvo (15,0%) e a Mazda (12,9%).

A Dacia é igualmente uma das marcas de mais rápido crescimento, com incremento das vendas de 35,3% no acumulado do ano e de 32,4% em junho.