O certame é uma estreia. Dá pelo nome de expoMECÂNICA – Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto e decorre na Exponor de 3 a 5 de Outubro.
Organizado em simultâneo com a grande festa nacional dos veículos clássicos e de época – o autoClássico -, este evento orientado para o aftermarket do setor vai estar assente em quatro eixos: peças e equipamentos, reparação e manutenção, tecnologias de informação e gestão, e, também, estações de serviço e lavagem de carros.
No nosso País, e coligindo alguns dados setoriais, o mercado de pós-venda exibe uma concentração assinalável em torno de 250 lojas e uma centena de distribuidores. Serão cerca de seis mil as oficinas de reparação independentes e mil os concessionários, que prestam serviço a um parque de pouco mais de quatro milhões de veículos, com uma antiguidade média a ultrapassar os 10 anos.
Desenhado para ser, em exclusivo, uma realização de – e para – profissionais e amantes de automóveis, o expoMECÂNICA quer posicionar-se, logo na 1.ª edição, como um evento de referência e principal plataforma em Portugal para atualidades, lançamentos (das últimas novidades e soluções) e negócios do setor de oficinas e mecânica.