Entre Janeiro e Agosto deste ano, as vendas de viaturas automóveis em Portugal já superaram o total registado em todo o ano de 2012 e estão a um pequeno passo de fazer acontecer o mesmo ao número total de viaturas vendidas ao longo de 2013.
Até Agosto, o mercado automóvel português absorveu 115.025 unidades, 113.315 das quais respeitam a modelos de ligeiros. O crescimento global anual de 38,7 por cento está acima do valor percentual registado em Agosto: “apenas” 31 por cento, que correspondem à venda de apenas 9.218 veículos ligeiros. É claramente o pior mês de 2014, que sempre andou acima das 10 mil unidades mensais.
Contudo, por tradição, Agosto é sempre o pior mês do ano para o comércio de automóveis novos.
Bom indicador da atividade económica, as vendas de comerciais ligeiros continuam a crescer e mais do que duplicaram os valores registados no mesmo mês do ano anterior.
Na tabela das marcas mais vendidas não há grandes novidades, com a Renault, VW e Peugeot a dividirem o pódio. Com quase todas as marcas a subirem nas vendas (algumas até mesmo a duplicá-las), a marca de volume com maior índice de crescimento é a Dacia: as 2.393 vendidas desde Janeiro representam um crescimento de 141,5 por cento face às vendas de 2013.