seat leon_frota_estado_fleetmagazine_ptO governo anuncia uma redução média da despesa com a frota automóvel na ordem dos 30 por cento.

Segundo um comunicado da Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I. P. (eSPap), tal está a ser alcançado com um downsizing da tipologia da frota. O referido documento cita exemplos: o Chefe de Gabinete de Membro do Governo, ao invés de um veículo da tipologia similar a um Audi A4 2.0 TDI, “hoje em dia, com o atual Governo, utiliza um veículo da tipologia de um Seat Leon 1.6 TDI. Em termos práticos, isto significa que, em relação aos veículos atribuídos especificamente a quem desempenha esta função, uma redução de despesa superior à média global de 30 por cento”.

O término dos contratos de aluguer operacional (AOV) celebrados pelo anterior Governo e a substituição por novos contratos onde foi aplicada a mesma política de redução dos custos, gerou também novas poupanças.

Em relação ao custo mensal dos novos veículos, o valor das novas rendas oscila entre os 315 e os 365 euros mensais. Os novos contratos têm uma duração de 48 meses, sendo que o valor máximo definido para cada contrato de aluguer operacional ficou definido pelo Despacho n.º 5410/2014, de 17 de abril.

Com esta política, o atual governo consegue “garantir uma poupança de 7,87 milhões de Euros com automóveis, combinando 2 medidas: contratação de novos veículos de tipologia inferior à anteriormente contratada e aplicação da regra de abate de dois veículos por cada veículo novo adquirido”, conclui o documento.