focus fordEm Novembro chega a Portugal um atualizado Focus.

Além da inevitável renovação frontal – uma frente mais larga e baixa, faróis mais estreitos e uma nova grelha trapezoidal invertida – o interior foi redesenhado e passou a oferecer um ecrã táctil de alta resolução com oito polegadas. Ele serve para a Ford estrear também uma nova versão do seu sistema de conectividade, o SYNC2.

Há ainda um ou outro pormenor funcional melhorado, como os comandos de climatização ou a consola entre os bancos dianteiros. Além, naturalmente, da introdução de mais ajudas à condução e ao estacionamento.

No total, diz a Ford, o novo Focus contém dezoito novas ou melhoradas tecnologias de apoio à condução e importantes melhorias ao nível da economia.

No restante, este modelo familiar permanece fiel a si próprio. Seja com cinco portas ou na versão carrinha, ele continua a ser um dos carros mais práticos e agradáveis de conduzir. Ganha agora mais conforto e eficácia com os melhoramentos operados ao nível da suspensão, direcção e insonorização.

fordfocusNovos motores, relação preço/equipamento melhorada

Igualmente divertido de guiar quando tem acoplado a si motor para isso. Daí que tenha recebido um novo bloco EcoBoost a gasolina de 1.5 litros, que terá versões de 150 e 180 cv de potência e transmissão manual e automática.

No entanto, deverá ser o “diesel”, igualmente 1.5, de 95 ou 120 cv, a recolher a simpatia dos portugueses. Novo na gama, este motor substitui, em Portugal, a unidade diesel até agora mais acessível: o 1.6 TDCi. Com transmissão automática de seis velocidades na versão mais potente e patilhas no volante para comando sequencial da mesma.

Os preços que foram revelados irão certamente ajudar. Praticamente sem alterações comparativamente às versões atualmente comercializadas, nalguns casos é mesmo mais barato. Embora com mais equipamento, como no caso do 1.5 TDCi Titanium: é 509 euros mais económico que o anterior Focus 1.6 TDCi.

Com 100 ou 125 cv, mantém-se ainda o multipremiado motor Ecoboost a gasolina de 1,0 litro, estreado precisamente no Focus.

Mais desportivo

A Ford tem uma larga tradição na competição. Muito antes de colocar o Fiesta em terra, já a marca americana brilhava nos ralis. Primeiro como Escort, depois como Focus.

Entre as novidades apresentadas estão novas versões ST, as mais desportivas da gama. Motores de 2,0 litros, tanto a gasolina como a gasóleo. No primeiro caso com 250 cv, já o TDCi debita 185 cv e garante 400 Nm de binário entre as 2000 e as 2750 rpm.

ford focusGlobal e carro mais vendido

Primeiro modelo global da Ford, o Focus já vendeu mais de 12 milhões de unidades em todo o mundo, desde que foi lançada a primeira geração em 1998.

Na Europa, continente onde a marca americana produz um novo Focus a cada 90 segundos, já foram comercializados 6,9 milhões dos quais na Europa.

Além de ter sido o único até agora a ganhar o troféu de carro do ano na Europa e nos EUA, o Focus conseguiu ser também o carro mais vendido durante dois anos consecutivos: 2012 e 2013.

Em Portugal, tem nove por cento de quota de mercado entre os modelos familiares.