renault eolab_fleetmagazine_ptMais do que um exercício de estilo ou uma montra de tecnologia, este protótipo constitui um desafio da Renault em utilizar tecnologias acessíveis capazes de beneficiarem um maior número de pessoas.

Concebido tendo por base um automóvel do segmento B, este protótipo integra quase 100 avanços tecnológicos, realistas do ponto de vista da industrialização, que serão progressivamente integrados nos futuros modelos da gama.

Com consumos de apenas 1l/100 km, a que correspondem 22 g de CO2/km em ciclo misto NEDC, o EOLAB combina a utilização de materiais ultra-leves, como o alumínio ou o magnésio e uma aerodinâmica elevada, com tecnologia “Z.E. hybrid” (gasolina-elétrico).

Em termos aerodinâmicos, foi desenhado para oferecer a menor resistência ao ar, incluindo um spoiler activo e flaps laterais que se ativam como ailerons.
A redução do peso significa 400 kg a menos face a um automóvel do segmento B, graças a uma carroçaria que combina o aço, o alumínio e materiais compósitos. Só o tejadilho em magnésio pesa apenas 4kg. Esta “cura de emagrecimento” passou também por dimensões mais reduzidas e custos menores com órgãos mecânicos do protótipo, (motor, bateria, rodas, travões…) que financiam a escolha de materiais mais onerosos para a carroçaria.

A tecnologia Z.E. Hybrid é uma solução híbrida recarregável que assegura um nível de consumos extremamente reduzidos e, sobretudo, uma mobilidade “zero emissões” em trajetos inferiores a 60km, a uma velocidade até 120km/h.

Esta tecnologia Z.E. Hybrid irá complementar, nos próximos anos, a oferta 100 por cento elétrica “zero emissões” da Renault.

Com este protótipo, a Renault prepara as tecnologias necessárias para colocar no mercado, até 2020, um automóvel capaz de realizar consumos inferiores aos 2l/100 km. Este desejo corresponde ao desafio lançado pelo governo francês, no âmbito do seu plano “Nouvelle France Industrielle”.