incentivo fleet_magazine_ptO mercado de automóveis novos na Europa está a crescer, de forma contínua, desde Agosto de 2013.

As vendas são impulsionadas pelo crescimento significativo de dois dígitos em mercados de médio porte, casos da Grécia, Irlanda e Portugal, mas ainda pela forte recuperação do mercado espanhol que, sendo um dos cinco maiores da Europa, registou um crescimento de vendas de 23,0% em Agosto.

Entre as marcas mais procuradas, as que obtiveram maior crescimento até meados do ano foram a Volkswagen e a Ford. A marca alemã conseguiu mesmo o grande feito de colocar três modelos seus entre os dez carros mais vendidos na Europa – Golf e Polo – que ocupam, respetivamente, o primeiro e o segundo lugar.

País

Agosto 14

Agosto 13

Variação Agosto

Janeiro/Agosto 2014

Janeiro/Agosto 2013

Variação anual

França

83,715

85,953

-2.6%

1,186,226

1,167,647

+1.6%

Alemanha

213,092

214,044

-0.4%

2,021,609

1,969,820

+2.6%

Reino Unido

72,163

65,937

+9.4%

1,532,335

1,391,788

+10.1%

Grécia

4,502

3,371

+33.6%

48,523

40,165

+20.8%

Irlanda

4,873

3,696

+31.8%

89,350

68,541

+30.4%

Itália

53,693

53,675

+0.0%

930,945

898,926

+3.6%

Portugal

8,340

6,147

+35.7%

98,317

72,062

+36.4%

Espanha

46,239

37,592

+23.0%

593,008

502,666

+18.0%

Total Europa

703,918

685,301

+2.7%

8,628,789

8,174,473

+5.6%


Mercado espanhol cresce com incentivo ao abate

O mercado em Espanha continua a beneficiar das ajudas estatais de incentivo ao abate de viaturas mais antigas, registando um aumento de 23 por cento nas vendas em relação a agosto do ano passado.

Ler: Em prol do ambiente, sete em cada dez carros vendidos em Espanha têm apoio estatal

Este foi o melhor desempenho dos cinco maiores mercados europeus, com o Reino Unido a crescer 9,4 por cento, enquanto a França (-2,6%) e a Alemanha (-0,4%) regrediram.

Embora em termos de volume total tenham menor expressão numérica, o maior crescimento percentual pertenceu aos mercados de Portugal (+ 35,7%), Grécia (+ 33,6%) e Irlanda (31,8%).

Já no cômputo anual, a Espanha volta a liderar as vendas com 18 por cento. Com exceção do Reino Unido, cujo aumento anual foi de 10.1 por cento, França (+1.6%), Alemanha (+2.6%) e Itália (+3.6%) registaram um crescimento mais moderado.

O crescimento percentual do mercado português foi bastante mais expressivo: 36.4 por cento, traduzindo 98.317 veículos ligeiros vendidos entre Janeiro e Agosto de 2014, face aos 72.062 registados no mesmo período de 2013.