Combina a transmissão elétrica do Nissan LEAF com o melhor volume de carga da classe.
Disponível como furgão ou como um veículo de passageiros de cinco lugares, nas versões Combi e na mais luxuosa Evalia, a Nissan foi além de uma simples adaptação de um veículo já existente. Por isso, cerca de 30 por cento dos componentes são exclusivos da e-NV200.
Assim, apesar de utilizar alguns dos elementos chave do LEAF e da NV200, encontramos diferenças significativas no desenho, um chassis reformulado, uma revisão do interior, um novo arranjo no conjunto de baterias e um sistema de travagem regenerativa de maior capacidade face ao do LEAF.
A versão de veículo comercial ligeiro possui um volume de carga de 4,2m3 e é capaz de transportar duas euro-paletes, servida por portas deslizantes de ambos os lados e portas traseiras de ampla abertura – também está disponível uma única porta traseira com dobradiça superior – que asseguram que as operações de carga e descarga são tão simples e fáceis quanto possível.
Esta versão já está disponível em Portugal com preços a partir de 25 mil euros (€20.300+IVA)crescido do custo do aluguer das baterias.
Os custos da manutenção programada, a principal prioridade para a maioria dos operadores de frota, são 40 por cento mais baixos. Sem óleo do motor, correias, caixa de velocidades ou embraiagem, existem menos peças a verificar e substituir. Os custos de abastecimento são também significativamente inferiores, com o gasóleo a custar três a quatro vezes mais do que a eletricidade por cada 100 km de condução.
Preparada para uma vida de trabalho nas cidades e vilas europeias, a e-NV200 possui uma autonomia homologada NEDC de 170 km. Consideravelmente mais do que a distância média de condução diária de 100 km em 70 por cento das frotas que utilizam furgões compactos nos seus negócios. Na Europa, 35 por cento desta categoria de furgões nunca percorre mais de 120 km por dia, na vida útil do furgão.
Toda esta capacidade é complementada por uma área de carga idêntica à do NV200: 4,2 metros cúbicos e a capacidade de carga útil é ainda maior que a do seu primo a gasóleo com até 770 kg possíveis.
A bateria pode ser recarregada em apenas 8 horas, através de um carregador doméstico de 3,3 kW e 16 amperes. Este tempo é reduzido para apenas quatro horas, caso se escolha as versões com carregador de 6,6 kW/32 amperes (opcional) e seja fornecida uma alimentação adequada.
Alternativamente, um carregador rápido de 50 kW CHAdeMO dedicado poderá recarregar a bateria até 80 por cento da sua capacidade em apenas 30 minutos – ou menos caso a bateria esteja já parcialmente carregada – o que significa que a e-NV200 pode “abastecer” as baterias enquanto está a ser carregado de mercadorias.
Em 2015 ÂÂÂÂ estarão também disponíveis no mercado versões táxi da e-NV200, um veículo construído para cumprir com os específicos e distintos regulamentos existentes nas cidades capitais.
A primeira cidade na Europa a adoptar a e-NV200 como parte da frota de táxis será a sua cidade natal, Barcelona, em Espanha.