vendas automoveis_portugal_agosto_fleetmagazine.ptDesde o início de 2014, o acumulado individual das vendas nestes dois países europeus já ultrapassou os dois milhões de viaturas novas.

O crescimento verificado nos cinco maiores mercados da Europa – por ordem decrescente de importância, Alemanha, Inglaterra, França, Itália e Espanha – está a contribuir para a forte procura de veículos novos.

No conjunto, estes países representam cerca de 73,5 por cento do mercado automóvel europeu.

Até ao final de Setembro, o número de unidades vendidas na Europa a 25 (incluindo Suíça e alguns países a Leste) atingiu as 9.900.793 unidades. É legítimo supor que neste momento o total já tenha superado largamente os dez milhões de veículos.

Espanha regista a maior subida percentual desde o início do ano: 18,6 por cento face ao mesmo período do ano passado, com 25,9 por cento de crescimento em Setembro, comparativamente ao período homólogo de 2013.

Esta subida vertiginosa deve-se ao plano de incentivos ao abate de viatura mais antigas que o governo espanhol está a oferecer há alguns meses. A federação espanhola estima que este apoio beneficie sete em cada dez carros novos vendidos no País.

Entre os pequenos mercados europeus, Portugal é quem regista a maior taxa de crescimento. Com mais de 107 mil automóveis vendidos entre Janeiro e Setembro deste ano, face a 2013, esse valor representa um crescimento superior a 35 por cento.

vendas europa_setembro