Alexandre Lima(*)
Hoje em dia os gestores de frotas deparam-se com um dilema quando têm que substituir ou adquirir um novo veículo – optar por fazer um contrato de renting ou um contrato de leasing com serviços?
O renting apesar de ser um produto amplamente utilizado pelas Empresas nos últimos anos, com o objetivo de reduzir os gastos de utilização das frotas de veículos automóveis, permitindo igualmente efetuar o upgrade dos modelos disponíveis, indo assim de encontro com as espectativas dos Colaboradores, em parte suportado pelas agressivas politicas de frotas dos fabricantes e da generosidade dos valores residuais praticados pelas Gestoras de Frotas, tem-se vindo a tornar ligeiramente opaco, presenteando os Gestores de Frotas, no final dos contratos, com valores não previstos de recondicionamento, quilómetros em excesso e outros débitos não equacionados aquando do inicio do contrato.
Por outro lado, o leasing continua a ser um produto de matriz financeira, não contemplando a possibilidade de incluir serviços adicionais e de aceitar valores residuais mais em linha com o real valor de transação dos veículos no mercado de compra e de venda de usados.
O nosso mercado evoluiu, estando-se a tornar mais maduro, no que à Gestão de Frotas diz respeito, e a pouco e pouco, muito timidamente, as Empresas começam a questionar-se se não estarão a ficar reféns de um produto, que no caso do mercado Português, um só operador possui uma quota de mercado superior a 50%.
Por outro lado, a crise macroeconómica que assolou o nosso País, e que teima em manter-se, levou a que os decisores das Empresa se concentrassem em reduzir as gorduras existentes, e que equacionassem modelos alternativos para o financiamento e a gestão das suas frotas de veículos automóveis.
Estes considerandos leva-nos a colocar a seguinte questão! Será o leasing com serviços uma alternativa ao renting?
Para determinados tipos de Empresa que possuem frotas de veículos automóveis com determinadas características, o leasing com serviços é claramente uma alternativa ao renting.
Questionar-se-á o leitor! Então porque é que a oferta do leasing com serviços e diminuta ou quase inexistente?
Em parte, a explicação deve-se ao facto de as Instituições Financeiras ainda não possuírem o know-how necessário que lhes permita apresentar pacotes de serviços complementares ao financiamento, em condições competitivas, bem como não possuírem nas suas estruturas organizacionais especialistas na negociação da compra e venda de veículos.
Esta falha do sistema começa a ser colmatada pelo surgimento no mercado Português de operadores, independentes das Gestoras de Frotas, que possuem o know-how necessário para serem parceiros das Empresas na gestão das suas frotas de veículos automóveis, auxiliando as na escolha e negociação dos mesmos, do tipo de financiamento mais adequado às suas necessidades, dos serviços a contratar, bem como da gestão do processo de venda dos veículos no final do período de utilização.
Deixo aqui um repto aos Gestores de Frotas! Da próxima vez que tiverem que decidir o incremento da vossa frota de veículos automóveis, comparem o custo total da alternativa renting versus a alternativa leasing com serviços.
Acreditem! Vão ficar surpreendidos!
(*)Iberofleeting