gasolinaO preço do gasóleo vai aumentar 5 cêntimos por litro e a gasolina 6,5 cêntimos, em virtude das medidas previstas no Orçamento do Estado para 2015 e da reforma da Fiscalidade Verde, afirma o presidente da Galp.

Em conferência de imprensa destinada a divulgar os resultados da petrolífera nos primeiros nove meses do ano, Ferreira de Oliveira explicou que o aumento do imposto petrolífero vai originar um acréscimo nos custos fixos dos combustíveis de 2,46 cêntimos por litro.

Já a taxa de carbono, prevista na reforma da Fiscalidade Verde, representa mais 1,5 cêntimos por litro de gasóleo e gasolina, calculado com base no preço de cinco dólares por tonelada. Soma-se ainda o custo da introdução de um álcool na gasolina (mais 2,5 cêntimos) e as maiores obrigações de inclusão de biocombustíveis no gasóleo (1,1 cêntimos).

Ferreira de Oliveira alertou que estas taxas vão provocar um afastamento face aos preços praticados em Espanha, numa altura em que os valores estavam muito próximos. O presidente da Galp realçou mesmo a opção da Espanha de suspender o aumento da proporção de biocombustíveis no gasóleo.