toyota
A Toyota Portugal irá chamar às oficinas cerca de 13 mil modelos Yaris de 2.ª geração (2005-2011), Hilux, Rav4, Land Cruiser e Urban Cruiser, no âmbito de um recall mundial que abrange 6,39 milhões de unidades. Em Portugal serão efetuadas três tipos de intervenção relacionados com o reforço da barra do tablier (que suporta alguns componentes internos do veículo), com o cabo espiral do airbag e com uma deficiente fixação das calhas do banco do condutor.

Para os frotistas e clientes empresariais não estão previstas condições particulares para acelerar a resolução dos problemas. “Este recall insere-se apenas na filosofia da marca de qualidade e segurança e não representa qualquer perigo para os clientes. Cabe aos concessionários gerir as intervenções que podem ir de 40 minutos a 2h30/3h00 consoante o trabalho”, explica António Costa, diretor de comunicação da marca em Portugal.

Estas campanhas de serviço incidem sobre modelos construídos entre Julho de 2004 e 2010, não havendo qualquer registo de acidentes ou avarias motivados por estas anomalias. “A barra de reforço do tablier poderá gerar apenas alguns ruídos parasitas que os clientes não identificavam, mas de nenhum modo afeta a coluna da direção”, afirma o mesmo responsável.

Por modelos, as anomalias nas calhas do banco do condutor abrangem os modelos de três portas do Yaris de 2ª geração e Urban Cruiser. “No caso dos modelos comerciais a situação não será tão premente, pois não há necessidade de conceder o acesso aos bancos traseiros. Mesmo assim será verificada a existência de folgas”, assegura o responsável da Toyota.

Quanto ao cabo espiral do airbag, que permite ao volante rodar mantendo o airbag ligado aos sensores, em algumas situações o cabo poderá quebrar-se. Esta situação afeta os modelos Land Cruiser, RAV4 e Hilux produzidos entre dezembro de 2004 e dezembro de 2010. “Mas caso isso aconteça, o condutor é logo alertado por um aviso que se acende no painel de instrumentos”, explica António Costa.

A intervenção mais demorada, porque implica a desmontagem do tablier, é a que se relaciona com o reforço de uma barra interna que suporta diversos componentes como os de ventilação. Esta intervenção poderá demorar até 3 horas e incide sobre o Toyota Yaris de 2ª geração (2005 e 2009).ÂÂ