altAo contrário do que sucede com o renting (ler Negócio do renting demasiado concentrado em Portugal“), o sector empresarial de aluguer de veículos conheceu uma recuperação significativa em 2013.
Segundo uma análise de mercado elaborada pela DBK, empresa ibérica que se dedica ao estudo tecido empresarial português e espanhol, o aumento da atividade turística no nosso País foi o principal responsável por esse crescimento. Em 2013, o volume de negócios neste sector subiu 8,4% e atingiu os 450 milhões de euros.
Consumidores particulares e profissionais continuam a ser os clientes principais, correspondendo a cerca de 60 % do valor total do mercado. A quota restante é composta por clientes corporativos e da administração pública.
O negócio de aluguer de veículos, prevê este estudo, vai continuar a beneficiar do crescimento da atividade turística em Portugal. Principalmente devido à procura de clientes estrangeiros. O Reino Unido é o mercado mundial mais importante para as empresas de rent a car que actuam no mercado português, à frente da Alemanha, Holanda e França.
No primeiro trimestre de 2014, as receitas do turismo em Portugal cresceram 5,3 % em relação ao mesmo período do ano passado. Neste contexto, é estimado um volume de negócios de 470 milhões de euros em 2014, 4 % mais do que em 2013. Em 2015 espera-se um comportamento ainda mais dinâmico da procura, antecipando a DBK uma taxa de crescimento do mercado em cerca de 5 por cento.

Concentração de mercado elevada não impede forte concorrência


viaturasaluguer fleet_magazine_ptSão cerca de 100 as empresas que atuam em Portugal no comércio de rent-a-car. Dessas, 36% operam no distrito de Lisboa, 23% estão no distrito de Faro e 10% no do Porto. No total, estas empresas dispunham de 822 instalações no final de 2013 e davam emprego a 3.425 colaboradores.

Na mesma altura, a frota das empresas de aluguer era estimada em 59.800 unidades, 92% da qual constituída por veículos de passageiros.
Tal como se verifica no mercado do renting, existe uma elevada concentração de empresas no sector de rent-a-car, revela a pesquisa realizada pela DBK. A quota de mercado dos cinco maiores operadores no nosso País atingiu 49 % em 2013, elevando-se até aos 65% quando analisadas as 10 maiores empresas do sector.
A forte concorrência de curto prazo entre os operadores deverá manter-se, assim como a crescente procura de viaturas de gama baixa e baixo consumo. O que motivará – conclui este documento de análise ao mercado de aluguer em Portugal – a uma diminuição do preço médio da taxa de aluguer e consequente redução das margens comerciais.
A importância crescente do preço como fator de concorrência obrigará as empresas a fornecer promoções e descontos, como forma de manterem as suas quotas de mercado.