frota empresarial europcarO crescente peso fiscal que o automóvel representa para algumas empresas, sobretudo no caso das viaturas de passageiros de escalões mais elevados, levou ao aumento generalizado da procura de alugueres de curta duração, inferiores a três meses.

Portanto, não é de estranhar que algumas empresas de rent-a-car tenham desenvolvido produtos destinados precisamente à satisfação deste tipo de necessidades.

É o caso do Fit Rent da Europcar, um serviço especificamente vocacionado para o segmento empresarial.

No momento em que a empresa de rent-a-car com maior índice de notoriedade em Portugal comemora 40 anos de presença no mercado nacional, Fernando Fagulha fala sobre a importância que o aluguer corporate representa para a atividade desta locadora.

Que soluções a Europcar dispõe para o sector empresarial?

Em Portugal temos uma frota média, atual e diversificada, com cerca de 10 mil veículos, atingindo uma frota pico de 14.500 veículos. Nesta frota contam-se viaturas ligeiras de passageiros, carrinhas comerciais ligeiras, e ainda uma frota de luxo, a Frota Prestige.

Líder no mercado nacional e europeu, a Europcar tem frota e serviços aptos a responder a qualquer necessidade empresarial

A Frota Prestige integra os modelos mais recentes de marcas prestigiadas como a Mercedes-Benz, a BMW ou a Audi e foi concebida para clientes que valorizam a experiência de condução e procuram um carro de gama superior sem prescindir de um boa tarifa.

Mas temos também o serviço Fit Rent desenvolvido especificamente pela Europcar para o segmento empresarial.

O Fit Rent foi criado para suprir as necessidades de mobilidade das empresas, sem as obrigar a assumir compromissos de custo com frotas por prazos alargados, como acontece em contratos de 3, 4 ou mais anos.

A flexibilidade dos prazos de aluguer é principal vantagem do Fit Rent. Este serviço dá às empresas a possibilidade de contratualizarem períodos mínimos de apenas 30 dias. Contém também um conjunto de vantagens adicionais, como um preço baixo para os quilómetros extra e um controlo de quilometragem frequente, para evitar surpresas e ajudar a empresa a controlar os consumos e as despesas.

fernando fagulha Europcar FrotaOs alugueres são renováveis?

Além de altamente competitiva, esta solução de aluguer é flexível em termos de duração contratual.

O cliente pode ajustar o serviço às suas necessidades temporais. Uma mais-valia do Fit Rent é o nível da frota: são viaturas recentes e renovadas continuamente, para evitar problemas inerentes ao desgaste natural das viaturas.

Na contratação desta solução, a Europcar garante adicionalmente a troca de viatura sempre que for necessário e sem qualquer custo adicional. Os serviços de manutenção, preventivos e programados estão incluídos no valor contratado e é disponibilizada assistência 24 Horas e viatura de substituição. Tudo por um custo que, sendo fixo, não traduz surpresas nos gastos das empresas.

Para os clientes corporativos temos também agora um novo serviço, o Plano de Mobilidade Europcar (PME), que consiste numa solução de reservas e gestão de alugueres online.

Que tipologia de viaturas é mais procurada pelas empresas?

O sector empresarial procura sobretudo viaturas de gama económica a standard. Os aspetos mais valorizados nestes veículos são o motor diesel, seguido do GPS incorporado.

Qual a duração média dos contratos?

A frota económica e “standard” da empresa tem uma duração média de 6 meses. A Frota Executive, Luxo e Prestige tem uma duração situada entre 9 e 12 meses. E as frotas comerciais têm uma duração média entre 12 e 18 meses.

Existe procura de modelos híbridos ou elétricos?

A procura por este tipo de veículos neste segmento é ainda muito residual.

Ou seja, nenhum impacto decorrente das iniciativas no âmbito da fiscalidade ambiental?

O impacto que notamos com a alteração da legislação fiscal sobre a atividade RAC é crescimento no nosso produto de aluguer mensal (Fit Rent).

frota empresarial europcarO que acontece às viaturas no final do seu serviço?

Como é habitual no setor, no escoamento de usados é utilizado o “buy back” ou, no caso da frota de risco, a venda direta e ao retalho. As vendas a particulares são feitas através da plataforma “2nd Move”, acessível em http://usados.europcar.pt. Ao longo do ano, os clientes têm acesso aos veículos sujeitos a avaliação por uma entidade externa e independente, todos equipados, no mínimo, com ar condicionado e rádio /CD.

Por fim: um balanço à atividade da Europcar e planos de expansão em Portugal?

A empresa tem vindo a trabalhar no sentido da consolidação da sua liderança, reforçando a atenção às necessidades e expectativas dos mais diversos clientes e criando produtos e serviços de valor acrescentado.

Entre as iniciativas que contribuíram para este propósito estão os postos Europcar em algumas das principais estações de comboio do país – Santa Apolónia, Campanhã, Coimbra e Aveiro – especialmente vantajoso para clientes empresariais. E o alargamento do período de funcionamento da estação da Avenida António Augusto Aguiar, que passou este mês a estar aberta 24 horas.