A Goodyear começou a utilizar sílica de nova geração para aumentar a eficiência dos seus pneus no que respeita ao consumo de combustível.

Neste novo pneu é utilizada sílica e um novo composto de banda. Unindo a um novo desenho do mesmo, isso resulta na redução da resistência ao rolamento e numa melhor tração em pisos molhados.

A sílica é utilizada como um composto de reforço nas misturas para o rasto do pneu. Em comparação com o negro de carbono, um composto tradicional de reforço para pneus, a sílica reduz a resistência ao rolamento que, por seu lado, leva a uma melhoria na eficiência do combustível do automóvel.

 

Há mais de uma década que os investigadores do fabricante americano colaboram com a empresa PPG Industries no estudo dos efeitos da sílica tratada quimicamente no desempenho do pneu. O objetivo é melhorar ainda mais a resistência ao rolamento sem que este tenha um efeito prejudicial na tração em condições de chuva.

Esta nova sílica demonstrou ainda ter vantagens sobre o ambiente. Como é mais fácil ser misturada nos compostos, as fábricas consomem menos energia no processo de produção de pneus e, consequentemente, diminuem as emissões.

No seu esforço para criar pneus mais ecológicos, a Goodyear tem estado a explorar as suas opções com a sílica. Assim, no ano passado estabeleceu acordos de fornecimento de sílica resultante da cinza produzida na incineração da casca de arroz.