Em Maio, o mercado automóvel em Portugal voltou a registar um forte volume de vendas..

O total de matrículas neste mês, somando ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros, representou 20.746 unidades.

Um aumento de 31% relativamente a igual mês do ano anterior!

Destes, 18.343 são versões de passageiros, totalizando já 79.585 desde Janeiro de 2015. Quanto aos comerciais ligeiros, em Maio foram vendidos 2.403 veículos, somando 11.490 desde o início do ano.

As 91.075 unidades de ligeiros vendidos nos primeiros cinco meses de 2015 representam um crescimento homólogo de 30,3%, valor que ultrapassa o número de veículos registados durante o mesmo período de 2011.

A manter-se este volume de vendas, o número total de veículos vendidos em 2015 poderá ultrapassar as 200 mil unidades.

 

Vendas por marcas

 

Renault, Peugeot, Volkswagen, Mercedes-Benz, Citroën e BMW mantêm, por esta ordem, os seis primeiros lugares da tabela de vendas de ligeiros.

A honrosa quinta posição da Citroën continua a dever-se às vendas de comerciais, segmento no qual a marca francesa consegue ser a terceira mais vendida, logo atrás da Peugeot e da líder Renault.

Apesar do número escasso de unidades vendidas (198 desde o início do ano, quase metade das quais em Maio), a Seat é, percentualmente, a marca que mais cresce na classe dos comerciais: 288%, beneficiando muito com o facto de ter vendido bastantes unidades da versão comercial do Ibiza para frotas.

Nos ligeiros de passageiros, entre as marcas com vendas superiores a 1000 unidades em 2015, essa distinção cabe à smart, com um impulso de 70% nos primeiros cinco meses do ano.

Nas dez primeiras posições da tabela de ligeiros de passageiros encontram-se a Renault, Peugeot, Volkswagen, BMW, Mercedes-Benz, Opel, Nissan, Citroën, Audi e Fiat.